Alguns alimentos podem concentrar mais cálcio que o leite: confira!

Segundo o médico Mohamad Barakat, o quiabo e o brócolis podem ser boas fontes de cálcio.

Uma das principais funções do cálcio é a manutenção e o fortalecimento dos ossos. Contudo, ele também é responsável pela coagulação sanguínea, batimentos cardíacos e manutenção de músculos.

O corpo adquire cálcio por dois modos: pelos alimentos e pela reserva do mineral nos ossos. Algumas pesquisas, no entanto, mostram que alguns brasileiros não consomem a quantidade necessária desse nutriente. Assim, para completá-la, os médicos aconselham o consumo diário de alimentos ricos em leite como queijos e iogurtes.

Todavia, além de ser encontrado em alimentos derivados do leite, existem outras opções que podem até ser melhores. De acordo com o médico Mohamad Barakat, brócolis e quiabo são boas alternativas.

Veja mais: Conheça 5 alimentos ricos em cálcio que não contêm leite

Os poderosos alimentos

À medida que envelhecemos e nossos ossos vão se tornando mais fracos, necessitamos repor o cálcio em maiores quantidades. Essa reposição é importante, pois pode prevenir doenças como a osteoporose.

Os poderosos alimentos ricos em cálcio estão bem próximos. Para o médico Mohamad Barakat, alimentos como brócolis, quiabo, espinafre, feijão, castanhas, mostardas e sardinhas são opções ainda melhores que o leite.

Enquanto 100ml de leite de vaca garantem 120 mg de cálcio, em 100g de quiabo, por exemplo, há 112mg de cálcio. Já a soja já possui três vezes mais cálcio que o leite: em 100g do extrato solúvel de soja, encontramos 359 mg desse nutriente. Muito, não?

Assim, a pessoa que possui intolerância à lactose ou que prefere substituir o consumo de leite pode aderir a diversas outras fontes ricas em cálcio disponíveis no mercado.

Vitamina D

Contudo, é importante ressaltar que, sem a vitamina D, a absorção de cálcio pode ser comprometida. Assim, é importante manter também as taxas dessa vitamina, pois ela é a responsável pelo processo de fixação do cálcio nos ossos.

Uma alimentação baseada em frutos do mar, fígado, carnes e aquele solzinho pela manhã são ótimas fontes de vitamina D. Que tal aproveitar e colocar aquela caminhada matinal em prática?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More