Entenda porque você deve ter cuidado ao fazer sushi em casa
Apesar de delicioso, o famoso prato japonês exige algumas precauções.
Apesar de não ser brasileiro, o sushi é um dos pratos mais populares no nosso país, muito por conta do grande número de japoneses que migraram para o Brasil no século passado. Por conta disso, é possível encontrar esse prato em quase toda esquina, mas nem todos possuem um preço acessível, especialmente quando são de alta qualidade. Logo, muitas pessoas escolhem fazê-lo em casa, mas acabam ignorando alguns cuidados essenciais.
Leia mais: Faça seu próprio sushi de salmão em casa
Começando pelo básico, mas que muitos esquecem, é que este é um prato que deve ser servido fresco. Afinal, consumir peixe cru pode ser um perigo, então nada de deixar esta experiência divertida estragar a sua saúde ou a de seus familiares. Além disso, é também importante entender que existem diferentes “tipos” do mesmo prato, como o sashimi, nigiri e maki.
Preparo do sushi
O item mais importante do prato e aquele que todo mundo lembra quando pensa em sushi é o peixe. Portanto, é indispensável que na hora de procurar por um, você escolha o de melhor qualidade. Ao frequentar bons mercados, você pode encontrá-los com alguns rótulos ou etiquetas, como “feito para sushi” ou “feito para sashimi”. Ainda assim, existem alguns perigos em consumi-lo cru.
Isso porque os pedaços do animal podem conter alguns parasitas encontrados do mar, mas que podem causar no máximo alguns incômodos estomacais, diarreia e vômito. Para reduzir a chance de contaminação, você pode congelar o peixe a temperaturas extremamente baixas, cerca de – 35°C por 15 horas ou – 20°C por 7 dias. Dessa forma, é bem provável que os parasitas acabem morrendo.
No geral, especialistas também recomendam certa cautela com a possibilidade de envenenamento por mercúrio, uma substância muito presente em animais criados em fazendas. No entanto, não deixe que tantas recomendações te impeçam de aproveitar uma boa comida, são apenas alguns cuidados necessários para evitar uma futura dor de cabeça.
Comentários estão fechados.