A má higienização na cozinha é o principal ponto de contaminação da nossa saúde
Não coloque sua saúde em risco por hábitos que podem ser mudados.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), muitas pessoas adoecem e morrem por conta de doenças que são passadas pelos alimentos, as chamadas DTA. Somente no Brasil, foram registrados mais de 200 mil casos de DTA e mais de 190 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde.
Leia mais: Plano De Aula Sobre Higiene Das Mãos – Educação Infantil
Entretanto, esses dados, juntamente com outros estudos, mostram que essa contaminação é decorrente principalmente da própria cozinha de casa. Dessa forma, pesquisadores do Centro de Pesquisas em Alimentos, também chamado Food Research Center (FoRC), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, concluíram uma pesquisa para poder identificar a forma como a higiene de comida e armazenamento é feito no país.
Os especialistas notaram que grande parte da população brasileira contém atitudes não recomendadas de limpeza nas suas casas. Sendo assim, elas estão mais expostas a qualquer tipo de contaminação transmitida pelos alimentos. Além disso, a pesquisa também descobriu que algumas residências em estados brasileiros não têm nem a temperatura ideal para armazenamento dos alimentos.
Alimentos na geladeira
A maioria das pessoas que participaram da pesquisa não faz uso de sacolas específicas para manter a temperatura dos alimentos até as suas casas. Esse é um fato que requer muito cuidado e deve ficar em alerta.
Além disso, ainda tem os restos de comida que as pessoas costumam armazenar depois de horas expostas fora da geladeira. Entretanto, não é recomendado que se mantenha uma refeição fora da geladeira por mais de duas horas, já que após este prazo aumentam as chances de micróbios aparecerem.
Outro péssimo hábito para a higiene alimentar é o descongelamento incorreto dos alimentos. Muitos brasileiros pegam o alimento que querem descongelar e o colocam de imediato em contato com a temperatura ambiente.
Carnes conservadas na geladeira
Outro aspecto que devemos prestar atenção é a respeito do local onde a carne fica guardada. Com isso, houve o relato de que o armazenamento das carnes geralmente é feito em suas próprias embalagens. Porém, é preciso ficar atento, já que o ideal é que se use uma embalagem confiável para evitar respingos de outros produtos que ficam armazenados no estoque.
Contudo, há uma importante recomendação que é sim cumprida: a temperatura dos refrigeradores. Sendo assim, é possível identificar, através de estudos, um padrão de aumento na quantidade de microrganismos dos alimentos armazenados na geladeira.
Comentários estão fechados.