Conheça os diferentes gatos persas e suas características principais

Se você é apaixonado por felinos, então confira quais são os tipos de gato persa e aprenda uma pouco mais sobre essa raça companheira.

Os gatos dessa raça são perfeitos pela sua personalidade dócil, carinhosa e calma. Esses felinos podem ser encontrados em diferentes tipos de acordo com a sua pelagem, que costuma ser esvoaçante e felpuda.

O persa tem uma aparência única e se diferencia facilmente de outros gatos: são bem peludos, com uma face bem redonda, olhos grandes e nariz achatado, sua cauda é curta, mas cheia e tem pequenas orelhas arredondadas que quase não aparecem em meio aos seus pelos.

Se quiser saber mais sobre os tipos de gato persa, então acompanhe a leitura!

Suas origens

Apesar dessa raça existir há séculos, não é possível estabelecer exatamente sua origem, mas pesquisadores acreditam que ela surgiu no antigo Império Persa – atual Irã – e foram levados à Grã Bretanha.

A partir daí, os ingleses começaram a importar esses gatos para os americanos no início de 1990. Então essa raça ficou muito famosa em muitos países e virou a queridinha dos amantes de felinos.

Características

Seu ponto marcante é a expressiva pelagem solta e cheia, principalmente ao redor do pescoço, fato esse que demanda muita atenção dos tutores que devem pentear todos os dias o seu pet para evitar nós.

Como já foi dito, os persas são bem calmos e dóceis. Eles adoram ficar próximos de seus tutores, apesar de não se interessarem muito em brincar e interagir o tempo todo, e costumam passar a maior parte do seu tempo deitados ou cochilando.

Um ponto preocupante em relação a raça é que está associada a doenças respiratórias, problemas de visão e odontológico, graças ao seu crânio achatado. Outras doenças recorrentes nos persas são dermatite, problemas cardiovasculares e displasia.

Seus tipos

Veja os quatro tipos mais famosos de gato persa de acordo com a pelagem:

  • Silver e Golden: são aqueles com as cores mais raras em gatos em tons de prata, dourado e chinchila;
  • Bicolor: seu corpo é geralmente branco, as patas e orelhas são mais escuras e outras partes apresentam-se em tons de branco, cinza e cálico;
  • Tabby: seus pêlos variam entre a coloração prata, creme, chocolate e avermelhado;
  • Himalaia: esse tipo de persa surgiu do cruzamento entre essa raça e o siamês, por isso podemos encontrá-los em tons de chocolate, laranja e cinza.

Se você gostou deste conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.