Conheça o marimbondo-cavalo, dono da picada mais dolorosa do mundo

Tal fato foi comprovado por meio da "Escala Schmidt'', que classifica a intensidade das ferroadas de insetos. Veja mais!

Pertencente à família Pompilidae, do gênero Pepsis, o marimbondo-cavalo é considerado o inseto com a picada mais dolorosa do mundo, conforme a “Escala Schmidt”, que classifica a intensidade das ferroadas.

Leia mais: Confira quais são as melhores raças de cães para criar em apartamento

Essa escala foi idealizada pelo entomologista Justin Schmidt, pesquisador do Southwest Biological Institute, com a finalidade de medir a dimensão da dor de picadas de diversos insetos ao redor do mundo. Assim sendo, o marimbondo-cavalo desponta como o inseto dono da picada mais dolorida de todo o planeta, chegando ao grau 4 da escala criada pelo entomologista.

Conheça mais sobre este inusitado inseto

O marimbondo-cavalo pode chegar até 5 cm de comprimento. Além disso, suas patas têm uma espécie de “gancho” capaz de segurar sua presa. Isso permite que ele consiga cravar o seu ferrão de 7 mm na vítima atacada.

Assim como besouros e borboletas, o corpo desses bichos apresenta segmentações divididas em cabeça, tórax e abdômen, seis patas, um par de antenas e exoesqueleto de quitina. Entretanto, são insetos invertebrados, semelhantes às abelhas, por exemplo.

Dieta do marimbondo-cavalo

Por mais que não tenha predadores naturais, por seu ferrão ser um excelente mecanismo de defesa, o marimbondo-cavalo não tem o costume de picar seres humanos, a menos que se sinta ameaçado. Ademais, suas presas favoritas são as aranhas da família Theraphosidae, mais conhecidas como tarântulas, uma vez que os corpos destes aracnídeos servem como ninho para suas larvas.

Como é uma picada de grau 4?

A dor oriunda de uma picada de grau 4 é muito intensa e imediata, sendo capaz de paralisar um ser humano adulto. Para melhor compreensão, as picadas das abelhas estão classificadas no grau 1 da Escala Schmidt.

Portanto, a única picada que se aproxima à do marimbondo-cavalo é a da formiga-cabo-verde, popularmente chamada de tocandira ou tucandeira. Entretanto, a diferença entre elas é o tempo em que a dor causada persiste no corpo de um ser humano.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More