Conta de luz: Descubra se você terá desconto em janeiro e como funciona

Quem economizou energia no ano passado terá benefícios na conta de janeiro graças ao programa do governo federal. Saiba mais!

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o programa criado pelo governo, no ápice da crise hídrica, que oferece descontos na conta de energia elétrica. Além disso, vamos te ajudar a entender como quem economizou energia no ano passado terá benefícios na fatura deste mês. Acompanhe a leitura e saiba quem tem direito ao desconto na conta de energia em janeiro.

Leia mais: Veja como confirmar se você tem direito ao PIS/Pasep

Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica

Quando a crise hídrica atingiu seu auge, o governo federal decidiu criar um programa com descontos apenas para os consumidores que conseguiram poupar pelo menos 10% da energia elétrica entre os meses de setembro e dezembro de 2021.

Além disso, segundo as informações oficiais, 35,3 milhões de pessoas irão se beneficiar com o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. Essa medida foi adotada após o Brasil viver a pior crise hídrica do país.

Devido à escassez de chuvas, os reservatórios ficaram em níveis muito baixos. Com isso, os especialistas chegaram a cogitar que iria ocorrer um possível apagão. Com o baixo volume de água, as hidrelétricas tiveram que produzir menos da metade da energia consumida e as térmicas chegaram a ser responsáveis por quase 30% da eletricidade, por isso o risco era grande.

Quem terá direito ao desconto?

Receberão desconto direto na conta apenas as pessoas que reduziram de 10% a 20% do consumo no final do ano passado, entre o período de setembro e dezembro. Para isso, seria usado como base de comparação o gasto da unidade consumidora no mesmo período de 2020.

Logo, o Ministério de Minas e Energia afirmou que o desconto será de R$0,50 por cada kWh (quilowatt-hora) que o consumidor poupou. Sendo assim, no total, será distribuído um bônus de R$ 2,4 bilhões para esses brasileiros.

Por fim, o desconto entrará automaticamente na conta de luz de janeiro de 2022, não havendo a necessidade de se inscrever ou solicitar o desconto. Outros detalhes podem ser vistos no próprio boleto, onde será descrito o valor do abatimento com detalhes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More