Melão: Confira dicas de como escolher a fruta e levar a melhor para sua casa

Saiba como escolher seu melão a partir da sua textura e aparência para não levar mais uma fruta sem gosto ou que ainda não esteja no ponto para casa.

Escolher um melão bom pode ser um problema para muitas pessoas que não conhecem a fruta. Neste artigo, você vai aprender a escolher certo. Então, para te ajudar nessa tarefa, confira as dicas de como escolher o melão mais doce e saboroso. Acompanhe a leitura!

Leia mais: Aprenda A Cultivar Sementes De Mexerica E Aproveite Os Benefícios Dessa Fruta

Escolhendo o melão

Toda fruta tem seu indicativo para quando está boa para o consumo, e com o melão não é diferente. Desta forma, é essencial saber como escolher essa fruta a partir da sua textura e aparência para que nunca mais leve para casa uma fruta sem gosto ou que ainda não esteja no ponto.

A resistência

Ao ir à feira, antes de tudo, pegue na fruta e sinta sua textura. Isso porque, para saber se o melão está bom para o consumo ou não, o primeiro indicativo é a resistência ao toque e a textura nas extremidades. Desta forma, essa é a melhor maneira para não acabar levando uma fruta verde para casa.

Além disso, se for comer o melão no dia seguinte ou no mesmo dia, e ao pressionar as extremidades, ainda estiver muito resistente, significa que o melão ainda não está bom para o consumo.

Se atente aos detalhes! Se ele estiver um pouco mole, é porque a fruta está adequada para comer. Porém, caso esteja muito mole, é sinal de que já está muito madura e que se não for consumida logo irá estragar.

O aspecto

Lembre-se de observar o aspecto do melão, isto é, se ele está com uma aparência boa e saudável ou se apresenta manchas, rachaduras e furos. Lembrando que essa fruta, quando saudável, terá a casa em cor viva. Além disso, para ter certeza de que o melão está doce e maduro, balance a fruta e perceba que as sementes estão fazendo um barulho, indicando que estão soltas dentro. Se sim, é um sinal de que a fruta está madura e ideal.

O cheiro

É importante se atentar ao cheiro da fruta para saber se está boa para consumo. Caso apresente um cheiro que pareça mofo, podre ou esteja sem nenhum cheiro, o melão não está bom. Assim, o aroma ideal é frutado e doce.

Como conservar?

Se, por acaso, você comprar mais de um melão para ser consumido durante a semana, alterne entre comprar um que já esteja maduro e outro um pouco mais verde. Desta forma, você pode armazenar o maduro na geladeira e o segundo pode manter do lado de fora para que amadureça.

Todavia, o melão verde que estiver fora da geladeira deve está inteiro, sem nenhum corte ou rachadura para poder evitar moscas e outros insetos infectando a fruta.

Agora é só aproveitar seu melão em saladas, sucos e vitaminas. Afinal, esse é um alimento refrescante, ótimo para o verão, rico em vitaminas e água e que combinado com uma grande variedade de frutas pode enriquecer sua alimentação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More