Veja como confirmar se você tem direito ao PIS/Pasep

Está em dúvida se irá receber ou não o valor do abono PIS/Pasep? Então veja por onde confirmar se você será beneficiado.

Muitos trabalhadores já estão no aguardo do valor do abono PIS/Pasep, benefício que se garante para trabalhadores com carteira assinada. Porém, outros ainda estão em dúvida, pois não conseguiram compreender plenamente as regras.

Assim, esclarecendo, o valor do PIS/Pasep a ser pago este ano será destinado a trabalhadores que estão inscritos nos respectivos programas há, no mínimo, cinco anos. Ademais, o valor a ser pago é referente ao ano de 2020, logo, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias no determinado ano.

Leia mais: Codefat libera calendário oficial do PIS/Pasep para 2022!

Por fim, é necessário que o trabalhador em questão receba até dois salários mínimos e tenha os dados atualizados pelo empregador na Rais ou eSocial. Cumprindo esses requisitos, você estará apto a receber o pagamento. No entanto, se ainda assim estiver precisando de confirmação, veja onde você pode se informar.

Onde consultar PIS/Pasep?

Para fazer uma consulta e ter a certeza de que você estará recebendo o abono nas respectivas datas, existem alguns caminhos. O primeiro deles é por meio da Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo que você pode baixar gratuitamente.

Além da Carteira de Trabalho Digital, também é possível fazer a consulta mediante acesso ao portal oficial do governo, o gov.br. Vale ressaltar que, por esse caminho, será necessário que você tenha um cadastro na plataforma, o que é rápido de fazer.

Por ambas as plataformas, você terá a confirmação de todas as informações necessárias. Ou seja, é possível verificar o valor que vai receber, a data em que o pagamento acontecerá e o banco de recebimento.

Qual o valor do abono?

Como já mencionado, o valor será de acordo com a sua contribuição em trabalho com carteira assinada durante o ano de 2020. Como o período mínimo de trabalho no ano-base é de um mês, o valor mínimo é de R$ 101.

Já quem trabalhou durante todos os meses do ano vai receber um salário mínimo, no valor de R$ 1.212, e os demais receberão proporcionalmente aos respectivos meses trabalhados. Lembrando que o pagamento começará em fevereiro, tanto para os que receberão PIS quanto para o Pasep.

Você pode confirmar direitinho a sua data de pagamento acessando os links indicados, ou também pelo canal 158 do Ministério do Trabalho. E se essa informação foi útil para você, não esqueça de compartilhar essa matéria para que mais pessoas fiquem informadas!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More