Veja como confirmar se você tem direito ao PIS/Pasep

Está em dúvida se irá receber ou não o valor do abono PIS/Pasep? Então veja por onde confirmar se você será beneficiado.

Muitos trabalhadores já estão no aguardo do valor do abono PIS/Pasep, benefício que se garante para trabalhadores com carteira assinada. Porém, outros ainda estão em dúvida, pois não conseguiram compreender plenamente as regras.

Assim, esclarecendo, o valor do PIS/Pasep a ser pago este ano será destinado a trabalhadores que estão inscritos nos respectivos programas há, no mínimo, cinco anos. Ademais, o valor a ser pago é referente ao ano de 2020, logo, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias no determinado ano.

Leia mais: Codefat libera calendário oficial do PIS/Pasep para 2022!

Por fim, é necessário que o trabalhador em questão receba até dois salários mínimos e tenha os dados atualizados pelo empregador na Rais ou eSocial. Cumprindo esses requisitos, você estará apto a receber o pagamento. No entanto, se ainda assim estiver precisando de confirmação, veja onde você pode se informar.

Onde consultar PIS/Pasep?

Para fazer uma consulta e ter a certeza de que você estará recebendo o abono nas respectivas datas, existem alguns caminhos. O primeiro deles é por meio da Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo que você pode baixar gratuitamente.

Além da Carteira de Trabalho Digital, também é possível fazer a consulta mediante acesso ao portal oficial do governo, o gov.br. Vale ressaltar que, por esse caminho, será necessário que você tenha um cadastro na plataforma, o que é rápido de fazer.

Por ambas as plataformas, você terá a confirmação de todas as informações necessárias. Ou seja, é possível verificar o valor que vai receber, a data em que o pagamento acontecerá e o banco de recebimento.

Qual o valor do abono?

Como já mencionado, o valor será de acordo com a sua contribuição em trabalho com carteira assinada durante o ano de 2020. Como o período mínimo de trabalho no ano-base é de um mês, o valor mínimo é de R$ 101.

Já quem trabalhou durante todos os meses do ano vai receber um salário mínimo, no valor de R$ 1.212, e os demais receberão proporcionalmente aos respectivos meses trabalhados. Lembrando que o pagamento começará em fevereiro, tanto para os que receberão PIS quanto para o Pasep.

Você pode confirmar direitinho a sua data de pagamento acessando os links indicados, ou também pelo canal 158 do Ministério do Trabalho. E se essa informação foi útil para você, não esqueça de compartilhar essa matéria para que mais pessoas fiquem informadas!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.