Óleo de coco: Confira suas formas de uso, benefícios e preparo

Esse produto pode ser usado nos cuidados da pele e cabelo, além de ajudar na perda de peso e melhora da imunidade.

Para quem não conhece, o óleo de coco nada mais é que a gordura obtida por meio do coco, que pode ser fresco ou seco. Nesse caso, a diferença entre os tipos de coco dão origem ao óleo extra virgem (fresco) ou refinado (seco). Com esse óleo, é possível fazer produtos nutricionais, cosméticos, óleo essenciais e até mesmo remédios caseiros. Além disso, poder ser utilizado para incrementar diversas receitas. Quer saber como fazer óleo de coco e outras dicas? Continue lendo!

Leia também: Saiba quais cuidados você deve tomar ao usar babosa no rosto

Como fazer o óleo de coco?

Muita gente tem dúvida quanto à extração, que é bem diferente da receita para fazer o leite de coco. Isso porque, para fazer esse último, basta triturar lascas de coco seco no liquidificador com um pouco de água. Já no caso do óleo de coco, você vai precisar de aproximadamente três copos de água de coco e dois cocos cortados e descascados, e depois bater e coar.

Ademais, esse líquido retirado deverá ser reservado em ambiente escuro por 48 horas e, passado esse tempo, em ambiente fresco e livre de luz direta. Nessa segunda etapa, você deverá deixar o líquido reservado por 6 horas, e depois levá-lo à geladeira por três horas. Assim, o óleo será solidificado, de modo que será preciso cortar a garrafa para retirá-lo.

Observe que haverá uma separação entre a água e o óleo. Utilize apenas o óleo, que pode ser reservado em um recipiente com tampa.

Óleo de coco para a pele e cabelo

O óleo de coco é ótimo para hidratar o cabelo e pode ser adicionado à máscara de sua preferência. Outra opção é fazer uma máscara caseira, misturando com banana e abacate, para tratar cabelos quebradiços e secos. Quanto ao uso, basta aplicar e deixar que atue no cabelo por 20-25 minutos e depois enxaguar para ver o resultado.

Já para hidratar a pele, aplique diretamente o óleo no seu rosto com ajuda de um algodão, deixando agir durante todo o dia.

Benefícios para a saúde

Quanto aos benefícios para à saúde, o consumo de óleo de coco em receitas ou puro, serve para:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Perda de peso;
  • Sensação de saciedade;
  • Efeito antienvelhecimento.

Uma dica é para aproveitar esses benefícios é conferir receitas e preparos que levam o consumo do óleo de coco e incluir na sua alimentação de forma moderada.

Então, se você gostou das dicas de como fazer óleo de coco e seus benefícios, não deixe de clicar aqui para conhecer o nosso trabalho. Você não vai se arrepender! 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More