Congelamento do IPVA 2022: Estado aprova a medida com unanimidade

Para o governador do estado, a medida “com certeza vai aliviar muito o bolso de milhares de mato-grossenses”.

Na manhã de terça-feira, 11 de janeiro, a Assembleia Legislativa do estado do Mato Grosso aprovou com unanimidade o congelamento do IPVA 2022. Na ocasião, foi aprovado o decreto do governador Mauro Mendes que propunha o congelamento do imposto no ano corrente.

Leia Mais: Isenção do IPVA em 2022: quais modelos de carros estão na lista de isenção?

Após a aprovação da proposta na Assembleia Legislativa, o governador agradeceu à Assembleia Legislativa e disse que a medida será muito benéfica. Segundo Mendes, a medida “com certeza vai aliviar muito o bolso de milhares de mato-grossenses”, um dos estados mais afetados pela pandemia do coronavírus.

Decreto de Calamidade Pública

Ao emitir o decreto, Mauro Mendes disse que temia um endividamento em massa nas famílias mato-grossenses em decorrência do aumento do imposto. Por isso, anunciou o decreto rotulado de calamidade pública, pretendendo, por meio dessa medida, aliviar o orçamento familiar no estado.

A Assembleia rapidamente acatou o decreto durante a discussão na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentaria. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Max Russi (PSB), a aprovação representa uma “vitória do povo”. Para ele, os deputados estaduais do estado tiveram “a sensibilidade de entender a importância desse tema e abriu mão de um recurso considerável”.

Aprovação barra 40% de aumento no IPVA

Por meio desse decreto, os cidadãos de Mato Grosso não sentirão o impacto da subida no valor do IPVA anunciado para o ano de 2022. Esse aumento seria de 30 a 40% segundo a tabela Fipe, o que tem gerado um incômodo generalizado entre a população. Sendo assim, o estado segue tentando reparar os danos causados pela pandemia da Covid-19, que trouxe impactos muito negativos à economia.

Por exemplo, um dos fatores para a aprovação do decreto foi justamente o aumento nos preços de veículos durante a pandemia, além do aumento da gasolina e demais efeitos da inflação. Dessa forma, os cidadãos mato-grossenses pagarão o IPVA segundo os valores de 2021.

Então, agora que você sabe mais sobre o congelamento do IPVA 2022, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More