Congelar pão: saiba por que especialistas não recomendam essa prática
O pão é um alimento bastante sensível a temperaturas extremas. Ao congelá-lo, seu odor, sabor e textura são comprometidos. Entenda melhor!
Você costuma consumir pão todos os dias? Esse alimento é um dos preferidos da grande maioria das pessoas. Há algumas, inclusive, que o compram em grandes quantidades justamente para tê-lo sempre em casa.
No entanto, quando se trata de conservar esse alimento, especialistas não indicam o congelamento, que é uma prática efetiva para preservação de outras comidas. Veja abaixo mais detalhes sobre por que não congelar o pão!
Atente-se para o modo de preservação dos pães
Uma vez que o pão é comprado, o ideal é consumi-lo o mais rápido possível. Porém, alguns preferem adquirir em grandes quantidades e congelá-lo para não estragar. Veja a seguir porque não fazer isso, segundo especialistas em panificados:
Qualidade do pão
Considerando que este é um produto extremamente delicado, quando congelado, sua qualidade é comprometida. Basicamente, na fabricação dele são aplicados farinha, água, sal e fermento.
Esses ingredientes, caso sejam submetidos ao congelamento, podem deixar o pão quebradiço, o que prejudica diretamente o sabor e a textura.
Perda de nutrientes
Se você busca por um alimento rico em fibras, minerais e vitaminas, o pão é uma ótima opção. Contudo, uma vez congelado, todos esses benefícios podem ser perdidos. Tanto as vitaminas quanto as fibras, em particular, são sensíveis ao calor e, portanto, seus nutrientes ficam prejudicados.
Mudança de sabor
Por fim, podemos falar sobre a alteração no gosto. Quando um pão acaba de sair do forno, ele apresenta um aroma e sabor únicos. Mas, ao congelá-lo, ambos passam por mudanças drásticas. O alimento congelado pode ainda absorver o cheiro de outros também preservados no freezer.
(Imagem: Divulgação)
Mas afinal, qual a maneira adequada de conservar pão?
Bom, primeiramente o ideal é comprar apenas a quantidade exata para o consumo. Caso reste algum, ele pode ser mantido até três dias em temperatura ambiente em locais secos e frescos. Não se esqueça de embalar os pães em um saco de papel.
Comentários estão fechados.