Conheça a inteligência artificial que seleciona currículos como se fosse um técnico em RH
Está crescendo o número de plataformas de recrutamento que usam Inteligência Artificial para triar currículos de candidatos com base nos requisitos da vaga pretendida.
Inteligência Artificial é o assunto do momento, tendo sido rapidamente expandida em vários campos. Um dos setores que vem se beneficiando desta inovação são os departamentos de recrutamento e seleção do mercado financeiro.
Nesse meio, a tecnologia é usada para otimizar a busca por profissionais qualificados, fazendo a triagem inicial dos currículos. Entenda melhor esse assunto!
Uso de IA em processos seletivos
A triagem de currículos com Inteligência Artificial está sendo vista como necessária pelo fato de uma única vaga poder receber milhares de aplicações, sendo que boa parte delas não se encaixa no perfil desejado e não possui as qualificações necessárias para exercer a função.
Tendo isso em vista, a Inteligência Artificial é uma grande aliada para avaliar e selecionar profissionais que sejam mais adequados à cultura das empresas.
Como resultado, essa fase inicial, que poderia durar dias, é feita em poucos instantes, tornando o processo mais ágil, evitando que a organização gaste mais tempo do que o necessário.
Outro benefício para a empresa contratante é que ela não corre o risco de deixar passar o candidato certo por pressa para preencher a vaga em aberto.
Por outro lado, há algumas questões negativas envolvidas nesse tipo de seleção. A principal dela é garantir que o algoritmo seja imparcial e não tome decisões baseadas em características como religião, etnia ou gênero, afinal esse tipo de discriminação é ilegal.
Além disso, muitos candidatos costumam se sentir incomodados em serem avaliados por um “robô”. Para impedir esse tipo de problema, é recomendado que as informações sobre a vaga, inseridas na IA, considerem a diversidade na descrição do perfil ideal para a vaga.
No mais, IA é apenas um algoritmo, sendo que a decisão final sempre deve ser tomada por seres humanos capacitados para tal.
Empresas que fazem uso dessa tecnologia
Algumas plataformas de seleção, como a Gupy, criaram a sua própria IA, com o objetivo de classificar os candidatos com base na análise do currículo em relação à descrição da vaga.
Outras, como a Vagas, levam em consideração o comportamento do candidato, interesses demonstrados e visualizações.
Já o Agibank, um banco com presença digital e física, faz uso dessa tecnologia para avaliar o nível de compatibilidade do candidato com a cultura organizacional, o que é feito por meio de um teste on-line.
Outro exemplo, o Itaú Unibanco, um dos maiores bancos privados do Brasil, utiliza a Inteligência Artificial para ranquear os currículos com maior compatibilidade com a vaga.
Ao que parece, essa será uma tendência cada vez mais crescente no âmbito de recrutamentos e seleções.
Comentários estão fechados.