Conheça a 'trend do Império Romano', que viralizou nas redes sociais recentemente

A mais nova febre do momento nas redes sociais, a ‘trend do Império Romano’, tem tomado conta da internet. Conheça essa tendência e saiba como ela surgiu.

Você já se pegou pensando no Império Romano recentemente? Essa pergunta aparentemente fora de contexto dominou as redes sociais na última semana, tornando-se viral no TikTok e no antigo Twitter.

Embora pareça inusitado, a tendência do “Império Romano” se espalhou pelo mundo e cativou a imaginação de muitos, deixando todos se perguntando por quê.

O surgimento da trend

Tudo começou em agosto deste ano, quando um vídeo dos Reels da conta sueca (@gaiusflavius) no Instagram introduziu a pergunta intrigante: “Com que frequência você pensa no Império Romano?”.

O vídeo sugeria que as mulheres não tinham noção de quanto os homens pensavam no Império Romano e os desafiavam a compartilhar seus pensamentos sobre o tema.

Os posts com as respostas começaram a se espalhar pelo TikTok na última semana, surpreendendo muitos ao revelar que o Império Romano era uma reflexão constante para muitos homens.

Algumas respostas revelaram que eles pensavam sobre o Império Romano ao menos uma vez por semana, e outros até mesmo diariamente.

A tendência rapidamente se espalhou mundo afora, levando pessoas a fazerem a mesma pergunta para seus pais, irmãos, amigos e colegas.

(Imagem: divulgação)

No TikTok, a hashtag #romanempire já acumula mais de 1,1 bilhão de visualizações, mostrando que tal tendência não se limita a vídeos de história.

Não demorou muito para a pergunta invadir as discussões nas redes sociais do Brasil. Um vídeo da usuária @mariidefreitas no TikTok viralizou no Twitter, levando mais brasileiros a compartilharem as próprias experiências.

O assunto logo se tornou um meme, com as pessoas descobrindo que cada um tinha sua versão do “Império Romano” — um pensamento recorrente sobre o assunto ou um acontecimento histórico.

Mas por que o Império Romano?

Embora seja difícil apontar uma razão específica para essa moda, é inegável a relevância do Império Romano na formação da “civilização ocidental” ao lado da Grécia Antiga.

Sua influência está em áreas como direito, militarização, religião, idioma e arquitetura de diversas nações.

O período romano é símbolo de violência e conquista, representado por imagens icônicas como a de gladiadores e do Coliseu, a maior arena de entretenimento público do antigo império.

Ele também é amplamente retratado na cultura popular, em filmes como “Gladiador” e as séries “Spartacus” e “Rome” sendo apenas alguns exemplos notáveis.

Jogos de vídeo também exploraram essa época, incluindo títulos como “Assassin’s Creed: Brotherhood”, “Total War: Rome” e a franquia “Civilization”.

Nas redes sociais, é comum ver símbolos desse período na história exaltados em relação à masculinidade e aos “valores culturais ocidentais”.

Embora o Império Romano sempre tenha sido um tópico popular nos estudos históricos, muitas pessoas não tinham ideia de que tantas outras pensavam nisso com elevada frequência.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.