Coliseu de Roma

O Coliseu de Roma é um monumento histórico e arquitetônico que foi construído durante a Antiguidade na cidade de Roma.

O Coliseu de Roma, também chamado de Anfiteatro Flaviano — sua construção ocorreu no período da Dinastia Flaviana —, é um monumento histórico e arquitetônico que se localiza na cidade de Roma, capital da Itália.

De formato cilíndrico, ele foi construído durante a Idade Antiga e é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.

Patrimônio histórico mundial, o Coliseu de Roma é um dos principais exemplos da arquitetura romana, pois ele demonstra as variadas técnicas adotadas por engenheiros, arquitetos e construtores romanos do período.

Ele é considerado um dos Patrimônios da Humanidade e, em 2007, foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

História do Coliseu de Roma

O Coliseu foi construído por volta da década de 70 d.C. (século I). O início da edificação ocorreu no governo do imperador Vespasiano, sendo concluída no governo do imperador Tito.

Acredita-se que a construção do Coliseu de Roma tenha levado cerca de seis anos.

Um dos símbolos mais importantes do Império Romano, sua construção visava o entretenimento da população por meio de espetáculos e da luta entre os gladiadores.

Coliseu de Roma
O interior do Coliseu de Roma.

Sua inauguração foi marcada pela realização de 100 dias de jogos nas arenas. Os eventos envolviam batalhas navais, execuções, lutas, combates de gladiadores e caça de animais.

Algumas das atrações que ocorriam no Coliseu se baseavam na mitologia romana e contavam com a produção de cenários.

Ele foi utilizado para a diversão por 5 séculos. No século V, a cidade de Roma sofreu com o abalo de um terremoto que desestruturou o local. No entanto, ele foi reconstruído posteriormente.

Chegou a ser utilizado como base militar séculos depois. Durante o Renascimento, ele foi roubado várias vezes, por isso, a maioria dos objetos valiosos foram perdidos.

Curiosidade sobre o Coliseu de Roma

Vejamos algumas curiosidades sobre o Coliseu:

  • É um dos maiores símbolos de Roma e da Itália.
  • A sua altura corresponde a de um prédio de dois andares.
  • Chegou a abrigar entre 50 e 80 mil espectadores.
  • Alguns animais tidos como exóticos eram importados da África para compor os espetáculos, como leões, elefantes, rinocerontes.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More