3 obras de Pablo Picasso que foram roubadas; confira quais
Picasso, por ser um artista renomado, é um dos alvos principais no comércio de antiguidades roubadas.
O tráfico de drogas está diretamente ligado a vários tipos de crimes – assassinato, sequestro roubo, corrupção, estupro -, inclusive no comércio de antiguidades. Em uma missão de combate às drogas no Iraque, uma pintura feita por Pablo Picasso e estimada em milhões de dólares foi apreendida. Detalhes sobre a obra, seu histórico de propriedade e como ela será autenticada ainda não foram divulgados.
Leia mais: Empresa aérea disponibiliza viagem para conhecer a vida de Picasso
Além dessa obra, várias outras foram roubadas. Picasso faleceu em 1973, deixando aqui um enorme legado, sendo uns dos principais alvos do comércio de antiguidades roubadas. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre quem foi esse artista renomado e sobre algumas de suas obras que já foram roubadas e/ou recuperadas.
Pablo Picasso e o comércio de obras roubadas
Confira agora curiosidades sobre esse artista e algumas de suas obras que foram roubadas e/ou recuperadas.
Quem foi Pablo Picasso?
Pablo Picasso, que construiu 70 anos de carreira, foi um artista plástico espanhol renomado e um dos maiores mestres da arte do século XX. Ele foi responsável por produzir diversos tipos de trabalho – pinturas, cerâmicas, obras, esculturas. E, além disso foi um dos fundadores do cubismo – que foi uma vanguarda europeia marcada pelo uso de formas geométricas, que surgiu em 1907, com a obra A senhoritas de Avigngon.
1. Cabeça de uma mulher
A obra foi roubada em um assalto ao museu National Gallery – Alexandros Soutsos Museu, em janeiro de 2012. Em 2019 – quase uma década depois – essa obra foi finalmente encontrada pela polícia grega. Além dessa, outras duas obras foram recuperadas.
2. Retrato de Dora Maar
Essa obra vale 28 milhões dos dólares e foi roubada de um iate na costa sul da França. O retrato de Dora Maar foi encontrado apenas 20 anos depois de ser roubado, por um detetive de arte holandês.
3. O Pombo e as ervilhas verdes de Pablo Picasso
Esta pintura conhecida como “O Pombo e as Ervilhas Verdes”, foi roubada em maio de 2010 do Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, na França.
Foi realizada uma investigação internacional minuciosa que levou à prisão do criminoso em 2011, mas ele alegou ter depositado a pintura em uma lixeira do lado de fora do museu. A obra de arte de US$ 28 milhões nunca foi encontrada: provavelmente foi destruída junto com o resto do lixo na lixeira.
Comentários estão fechados.