Conheça o Taupo, o supervulcão responsável por duas das maiores explosões da história

Localizado na Nova Zelândia, o vulcão gigantesco hoje é coberto por um lago com águas termais aquecidas. Recentemente, o governo neozelandês emitiu alertas de atividade no local.

Você conhece a cidade de Taupo? Localizada no centro da ilha norte da Nova Zelândia, o local atrai muitos turistas todos os anos. Posicionada próxima aos belos picos de neve do Parque Nacional de Tongarito, serve de lar para mais de 40 mil pessoas.

A cidade é conhecida por abrigar o Lago Taupo, esse que se estende por uma distância de 623 km² de largura e um total de 160 metros de profundidade. Entretanto, o que chama a atenção e atrai muitos turistas são as câmaras de magma submersas no local.

As câmaras de magma presentes no fundo do lago são responsáveis por criar fontes termais naturais nas redondezas da cidade, o que faz o público desejar as visitas.

Contudo, o lago não só tem essas câmaras de magma, mas também abriga um supervulcão enorme que carrega uma história de modificações naturais no ambiente ao seu redor. Continue lendo para conhecer a história do vulcão Taupo!

O vulcão Taupo

Apesar de hoje ter se tornado um grande ponto turístico para a cidade, o Lago Taupo esconde uma das histórias mais sensacionais do mundo.

Nas áreas mais profundas do lago, a apenas duas pás de escavação no seu fundo, as temperaturas das águas chegam a atingir mais de 60ºC por conta do magma próximo à superfície.

Se cavarmos ainda mais para dentro do local, chegando a uma profundidade entre 2 km e 3 km, a pressão entre a mistura de água e vapor é tão grande que pode chegar a mais de 330ºC. Demonstra, assim, que a exploração do local poderia ser responsável por um incrível fonte de energia geotérmica.

Contudo, o vulcão de Taupo foi responsável por duas das mais impressionantes erupções registradas globalmente em períodos geologicamente recentes.

Sua atividade eruptiva teve início aproximadamente 300 mil anos atrás, resultando em duas explosões monumentais: a primeira culminou na erupção do Monte Tauhara, ocorrida há cerca de 65 mil anos, enquanto a segunda deu origem à erupção Oruanui, datada de 26,5 mil anos atrás.

(Imagem: divulgação)

As duas erupções mais importantes do vulcão de Taupo

A primeira erupção que tem lugar marcado na história é a de Oruani, já citada, que foi registrada como a maior nos últimos 70 mil anos pelos pesquisadores.

Essa erupção atingiu um grau de intensidade 8 no IEV (Índice de Explosividade Vulcânica) e gerou a impressionante quantidade de 530 km de magma, alterando diversos aspectos naturais da região.

A última erupção ocorrida em Taupo chama-se Hatepe e teve ocorrência registrada a cerca de 1,8 mil anos como a mais poderosa erupção nos últimos 5 mil anos. A erupção causou a expansão do lago e arrastou grande parte da vegetação à sua volta, deixando rastros de cinzas por toda a região.

Sendo assim, as erupções vulcânicas causadas no local resultaram em diversos estragos, porém alteraram para sempre a paisagem do local. Entretanto, um fato a se manter em mente é que o vulcão ainda está em atividade, podendo ser responsável por mais atividades vulcânicas e erupções no futuro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.