Depois de 38 anos inativo, maior vulcão do mundo entra em erupção no Havaí

Embora o governo ainda não tenha emitido um alerta para que a população se retire do local, muitos cidadãos optaram por evacuar a região.

Desde a manhã do dia 28 de novembro, o vulcão Muana Loa, considerado o maior do mundo, entrou em erupção. Ela é a primeira em 38 anos e já assusta a população local, que começou a evacuar a região aos poucos. Apesar disso, até agora nenhuma ordem de retirada foi emitida desde que vulcão havaiano voltou à atividade.

Leia Mais: Terremoto em São Francisco foi ‘previsto’ pelo Google que emitiu alerta minutos antes

Sobre a erupção do vulcão

Já se passou duas semanas desde que a erupção começou e assustou totalmente a população, já que o mesmo estava inativo há muito tempo. Junto com a erupção, foi possível registrar pequenos terremotos de baixa intensidade em toda Ilha Grande do Havaí. Ainda assim, não houve alertas por parte do governo para realizar uma evacuação

Nem todos os cidadãos se mostraram dispostos a esperar uma ordem, então iniciaram – desde o primeiro momento – uma cerca evacuação da área por conta própria. Em grande parte, a decisão de se retirar do local veio por causa dos receios das pessoas que cresceram ouvindo histórias das explosões do vulcão “Montanha Longa”.

Esse é um dos seis vulcões que estiveram em atividade nos últimos 200 anos. Desde 1834, o Mauna Loa entrou em erupção pelo menos 33 vezes. Sendo assim, ele esteve no imaginário de toda uma geração que, inclusive, cresceu sem ver o fenômeno com os próprios olhos, então se assustou muito com a volta dele à atividade.

Caos deve estar próximo do fim

Segundo as agências de monitoramento estadunidense, a fase crítica da erupção já terminou, porém isso não significa que não deve haver preocupações, afinal de contas, o volume de lava que saiu do vulcão foi muito grande. Isso resultou em diversos “pontos quentes” em toda a região, que são visíveis para grande parte da população.

A expectativa é de que esses pontos de lava possam ser vistos ainda durante algumas semanas.

Vale mencionar que durante os momentos de intenso fluxo do Mauna Loa, as ondas de lava puderam ser vistas a 50 quilômetros de distância. Ainda assim, os cientistas acreditam que a atividade não deverá se iniciar novamente nos próximos anos, de acordo com o histórico do vulcão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.