Como a ansiedade pode gerar dores e problemas de estômago?

A medicina caracteriza a ansiedade como um problema psicossocial, pois existe direta relação entre mente e corpo.

É muito comum o entendimento de que corpo e mente são sistemas diferentes. Porém, ambos atuam juntos, de modo que um problema que inicia no cérebro pode afetar outras partes do corpo humano. Por isso existem alguns efeitos da ansiedade no estômago, por exemplo.

Leia mais: Aromaterapia e seus benefícios para a saúde mental e física.

Como funciona a ansiedade?

A ansiedade é a ativação do sistema de defesa que todos os seres humanos possuem. Trata-se da forma como o nosso corpo reage diante de uma ameaça, como a aceleração do ritmo cardíaco e a respiração rápida.

Em pessoas saudáveis, esse sistema só é ativado em situações que envolvem perigo real. Já no caso de pessoas com ansiedade, existe a ativação do modo de defesa sem que de fato exista um problema. Logo, é um erro imaginário de cálculo da mente humana.

Com esse “alarme falso”, as pessoas passam a sentir todos os sintomas que teriam em uma situação de emergência. Isso se dá por conta do aumento do Cortisol, que é uma substância muito importante em nosso corpo e que regula alguns dos ditos “Sistemas Automáticos”.

Sintomas de ansiedade no estômago

Por meio do aumento do cortisol, sentimos diversas contrações no estômago quando existem situações de ansiedade. Essas contrações são semelhantes às que acontecem quando existe um problema estomacal real, porém aqui a origem do problema é “imaginária”. Consequentemente, é possível que a pessoa tenha os seguintes sintomas:

  • Azia;
  • Enjoo com possibilidade de vômito;
  • Dores intensas no estômago;
  • Excesso de gases e sensação de diarreia;

Inclusive, diversos estudos já concluem que, a longo prazo, a ansiedade pode resultar em problemas mais intensos e graves no estômago. Entre eles, o surgimento de úlceras no estômago e feriadas estomacais em geral.

Como prevenir e remediar dores no estômago por ansiedade?

Por vezes, o tratamento de algumas dores tidas como de estômago é feito a partir do tratamento da ansiedade, pois essa é a origem. Portanto, tratar as dores no estômago por esse tipo de crise precisa começar pela saúde mental.

Nesse caso, a psicoterapia é o tratamento com maior recomendação e resultados positivos que existe. Ademais, é possível recorrer a chás que diminuem as contrações estomacais na hora da crise, como o chá de erva-doce e também o de camomila que são ótimos para esse fim.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.