Conheça os 4 tipos de remuneração no Brasil

No regime CLT existem alguns tipos de remuneração. Veja quais são eles e qual pode ser o mais benéfico ao trabalhador.

No mercado de trabalho existem diferentes tipos de remuneração adotadas pelo mercado, com a finalidade de atender distintas demandas de acordo com cada empresa. Nesse sentido, iremos trazer os principais tipos de remuneração conhecidas no Brasil.

Leia também: Tiktoker protesta contra baixo salário; entenda

Primeiramente, é importante fazer uma distinção entre remuneração e salário. O salário corresponde ao valor acordado entre o empregador e o empregado, pago mensalmente devido à venda da força de trabalho. Já a remuneração abrange todas as parcelas que incluem comissões, auxílios diversos e outros tipos de adicionais. Ou seja, salário e remuneração não são a mesma coisa.

Tipos de remuneração

O primeiro da nossa lista enquadra-se como “Salário Indireto”. Esse corresponde às parcelas que acompanham o salário do empregado que são pagas de forma mensal. Entre elas, estão o auxílio combustível, o vale farmácia e o auxílio home office. Assim, o salário indireto é uma forma de atrair mais pessoas interessadas em determinada empresa e configura-se como um tipo de remuneração prevista na CLT.

A segunda chama-se “Remuneração Funcional”, que nada mais é do que aquela prevista no Plano de Cargos e Salários. Nesse caso, existe uma política interna que dita quanto o trabalhador deve receber em relação ao seu salário. Essa forma é dita como “mais justa” no que tange a organização da empresa referente à remuneração dos trabalhadores, como forma de indicar qual é o melhor caminho que ele deve trilhar para alcançar determinados benefícios e salários.

Também existe a “Remuneração por Desempenho”. Nesse quesito, consideram-se os conhecimentos diferentes e as especificidades de cada trabalhador. Ou seja, caso a empresa queira pagar a mais por determinadas habilidades de um funcionário, a remuneração por desempenho exercerá essa premissa. Nessas, enquadram-se o fato de saber outros idiomas, saberes notórios em informática etc.

Outra bem conhecida chama-se “Remuneração por Comissão”. Esses acordos são fechados quando a empresa estabelece determinadas metas. Assim, caso o funcionário consiga cumprir com essas metas estabelecidas, o funcionário poderá receber de acordo com elas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.