Conheça os 4 tipos de remuneração no Brasil

No regime CLT existem alguns tipos de remuneração. Veja quais são eles e qual pode ser o mais benéfico ao trabalhador.

No mercado de trabalho existem diferentes tipos de remuneração adotadas pelo mercado, com a finalidade de atender distintas demandas de acordo com cada empresa. Nesse sentido, iremos trazer os principais tipos de remuneração conhecidas no Brasil.

Leia também: Tiktoker protesta contra baixo salário; entenda

Primeiramente, é importante fazer uma distinção entre remuneração e salário. O salário corresponde ao valor acordado entre o empregador e o empregado, pago mensalmente devido à venda da força de trabalho. Já a remuneração abrange todas as parcelas que incluem comissões, auxílios diversos e outros tipos de adicionais. Ou seja, salário e remuneração não são a mesma coisa.

Tipos de remuneração

O primeiro da nossa lista enquadra-se como “Salário Indireto”. Esse corresponde às parcelas que acompanham o salário do empregado que são pagas de forma mensal. Entre elas, estão o auxílio combustível, o vale farmácia e o auxílio home office. Assim, o salário indireto é uma forma de atrair mais pessoas interessadas em determinada empresa e configura-se como um tipo de remuneração prevista na CLT.

A segunda chama-se “Remuneração Funcional”, que nada mais é do que aquela prevista no Plano de Cargos e Salários. Nesse caso, existe uma política interna que dita quanto o trabalhador deve receber em relação ao seu salário. Essa forma é dita como “mais justa” no que tange a organização da empresa referente à remuneração dos trabalhadores, como forma de indicar qual é o melhor caminho que ele deve trilhar para alcançar determinados benefícios e salários.

Também existe a “Remuneração por Desempenho”. Nesse quesito, consideram-se os conhecimentos diferentes e as especificidades de cada trabalhador. Ou seja, caso a empresa queira pagar a mais por determinadas habilidades de um funcionário, a remuneração por desempenho exercerá essa premissa. Nessas, enquadram-se o fato de saber outros idiomas, saberes notórios em informática etc.

Outra bem conhecida chama-se “Remuneração por Comissão”. Esses acordos são fechados quando a empresa estabelece determinadas metas. Assim, caso o funcionário consiga cumprir com essas metas estabelecidas, o funcionário poderá receber de acordo com elas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More