Consumidores estão pela 1ª vez otimistas com o mercado de trabalho
A expectativa dos consumidores tem melhorado com a queda do desemprego e as novas vagas que vêm surgindo no mercado de trabalho.
A expectativa dos consumidores tem melhorado com a queda do desemprego e as novas vagas que vêm surgindo no mercado de trabalho. A Confederação Nacional do Comércio divulgou alguns dados que mostram que há um otimismo crescente dos consumidores com o mercado de trabalho, e essa é a primeira vez que este sentimento dá as caras desde 2020.
Leia mais: O jovem continua excluído do mercado de trabalho; como mudar isso?
Algo que pode estar relacionado a isso é o aumento da renda entre quem recebe até 10 salários mínimos, que foi de 2,6% no mês passado, e de 2,0% para quem recebe mais de 10 salários mínimos.
“O movimento é coerente com as medidas de auxílio à renda, assim como teve a influência dos aumentos sucessivos no rendimento médio real das famílias”, disse a confederação.
Quem acabou ocupando a maior parte das vagas de emprego disponibilizadas neste primeiro semestre do ano foram os jovens, que também foram os que mais se mostraram satisfeitos com a renda atual.
Porém, ao mesmo tempo que a população tem ficado otimista com a renda e com a queda do desemprego, os preços do mercado continuam altos devido à inflação. Tanto que o índice subiu mais no mês de julho, só que com menos intensidade se comparado aos outros meses.
As pessoas continuam perdendo poder de compra, mas com a queda do desemprego e com a baixa intensidade de crescimento da inflação, o cenário parece mais estabilizado. Um exemplo é que o índice de consumo subiu apenas 0,2% em julho, se comparado ao mês de junho.
Comentários estão fechados.