Consumir mais de 300 ml de refrigerante por semana pode provocar câncer e infarto, dizem cientistas

A constatação foi obtida através da análise de dados sobre o consumo ideal de açúcar por pessoas das mais variadas faixas etárias.

De acordo com um grupo de cientistas de Estados Unidos e China, consumir mais de uma lata de refrigerante por semana, ou seja, cerca de 300 ml da bebida, pode elevar o risco de desenvolvimento de câncer e a ocorrência de ataques cardíacos.

Os especialistas chegaram a essa conclusão depois de revisarem mais de 8.600 artigos científicos que tiveram esse tema como base e foram lançados nos últimos anos.

Na verdade, os artigos apontam que a grande vilã da história é a ingestão desenfreada de açúcar. Então, não apenas refrigerantes, mas sucos industrializados, achocolatados e outras bebidas do tipo também estão sob alerta.

Além de câncer e infarto, o consumo exagerado de açúcar é um fator de risco para o surgimento de pelo menos outros 40 tipos de doenças graves.

Existe uma faixa de consumo de açúcar que seja segura?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em geral, as pessoas devem consumir, no máximo, seis colheres de chá de açúcar por dia, o que equivale a 24 g no total.

Para se ter uma ideia, essa é a quantidade observada em uma barra de chocolate de 45 g ou num copo de suco industrializado de 150 ml.

Tanto a OMS quanto especialistas que estudam os efeitos do açúcar no organismo, como é o caso do grupo citado neste artigo, apontam que quanto mais açúcar se ingere, mais distúrbios metabólicos acontecem no corpo, o que desencadeia os vários tipos de doenças alertadas.

Infarto e câncer são duas condições extremamente temidas, mas o açúcar está por trás de outros problemas potencialmente letais como AVC, hipertensão, problemas renais, e, claro, a diabetes, que é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue.

Para se ter uma ideia, até mesmo a frutose, um tipo de açúcar encontrado naturalmente nas frutas, pode ser prejudicial. Estima-se que ela aumente os riscos de desenvolvimento de câncer de pâncreas em 22%, a depender do consumo.

Consumo de açúcar ideal por faixa etária

Apesar de ainda serem inconclusivos em certa medida, os estudos que alertam para o consumo regrado do açúcar trazem alguns dados que devem ser observados com atenção, como os que citamos anteriormente.

E por falar em informações que devem ser consideradas, veja quanto de açúcar cada pessoa pode consumir por dia, com base na sua idade:

  • Crianças de quatro a seis anos: até 19 g;
  • Crianças de sete a dez anos: até 24 g;
  • Pré-adolescentes a partir de 11 anos: até 30 g;
  • Adultos: até 30 g por dia, no máximo.

Guarde essas informações e repasse-as para a sua família!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.