Contrastes nos hábitos de mercado: um estudo entre Baby Boomers e Geração Z

Os hábitos de fazer compras dos baby boomers e da Geração Z foram modificados e influenciados por conta da alta inflação.

Segundo uma pesquisa da empresa PYMNTS, há marcantes contrastes nos gastos com itens não essenciais entre a geração Baby Boomer e a Geração Z.

O relatório, que se baseia em dados coletados em abril deste ano de mais de 2.000 consumidores nos EUA, apontou que os consumidores mais velhos estão adotando estratégias para encontrar ofertas ao adquirir alimentos. Em contrapartida, a maioria dos consumidores mais jovens ainda gasta em itens adicionais conforme seus desejos.

A pesquisa evidencia que os Baby Boomers e a Geração X foram os mais receptivos à ideia de reduzir gastos com itens não essenciais de mercearia, apresentando taxas de redução de 59% e 61%, respectivamente. Entretanto, somente 41% dos consumidores da Geração Z afirmaram fazer o mesmo.

A dinâmica de compras nos supermercados para diferentes gerações

À medida que a taxa de inflação diminui, os consumidores tornam-se menos preocupados com os aumentos de preços, conforme explica Barbara Connors, vice-presidente de estratégia da 84.51°, empresa de ciência de dados do Grupo Kroger.

Os consumidores estão gradualmente retomando a aquisição de seus itens não essenciais preferidos, após um período de contenção.

Connors enfatizou que, com a redução da margem, os consumidores demonstraram uma maior predisposição para adicionar novamente à sua cesta de compras categorias de impulso e indulgência. Essa tendência reflete a disponibilidade de uma renda ligeiramente maior para essas compras discricionárias.

De acordo com o relatório de tendências do consumidor do primeiro trimestre de 2023 da plataforma de comércio eletrônico Jungle Scout, também se observou um contraste significativo nos hábitos de compras online entre as diferentes gerações.

Os millennials foram identificados como a geração mais preocupada com suas finanças, tendo quase o dobro de probabilidade de possuir uma renda familiar mais estável em comparação com os Baby Boomers.

Por outro lado, os consumidores da geração Baby Boomer demonstram maior tolerância para buscar itens em promoção e usar cartões de crédito que oferecem benefícios de economia de dinheiro.

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