O Que é a Geração Baby Boomers?

Nascidos entre 1945 e 1960, a Geração Baby Boomers, assim como a X, Y e Z, tem características bem definidas em relação ao consumo e mercado de trabalho.

O que é geração Baby Boomers? A expressão Baby Boomers ou “explosão de bebês”, se refere aos nascidos entre 1945 e 1960. Após a Segunda Guerra Mundial, os combatentes retornaram às suas casas e houve uma explosão demográfica, ou seja, um aumento na taxa de natalidade.

Apesar de ser reconhecida como uma geração tradicionalista, no período foi desenvolvido uma transformação cultural e o papel da mulher e dos jovens na sociedade aumentou.

Geração Baby Boomers: Características

A geração Baby Boomers possui algumas características específicas. Por exemplo, a busca da estabilidade financeira e o trabalho mais intenso por evitar inovações. Existe um destaque para suas carreiras de 20 a 30 anos em uma mesma empresa. Além do conflito de diferentes perspectivas com as novas gerações (X, Y e Z).

No mercado de trabalho, os profissionais Baby Boomers são mais competitivos e isso resulta em interesse apenas no lucro. Existia também o interesse em consolidar uma carreira em uma empresa renomada.

Tendo isso em vista, eles consideram o trabalho sua principal prioridade e não sabem lidar com a perda de poder. A geração ainda era totalmente leal e comprometida com a empresa a qual estava trabalhando.

Para eles, liderar é o mesmo que controlar e isso resulta na falta de preocupação com a qualidade de vida.

Características de consumo da Geração Baby Boomers

Por ter sido criada com a promessa do milagre econômico, a geração possui características mais otimistas de consumo. A época permitiu que os trabalhadores vivessem uma vida sem luxo, mas sem grandes dificuldades.

Além disso, possuem uma renda mais consolidada. Porém, novas marcas possuem dificuldade para ganhar espaço, pois geralmente só compram aquilo que conhecem. Em geral, eles prezam pela qualidade e não pela quantidade. Raramente se influenciam por terceiros.

A geração televisiva

O principal meio de comunicação da geração era a televisão. Foi o período no qual o aparelho surgiu e, por isso, conseguiam acompanhar as mudanças políticas da época.

Movimentos marcantes do mundo inteiro se iniciaram na época, como movimentos hippies, feministas, de direitos negros, combate a regimes totalitários e protestos contra a Guerra do Vietnã.

No Brasil, a TV Excelsior, a TV Globo e a TV Record transmitiam grandes festivais, que eram vistos como meios musicais para protestar contra o governo.

Veja também: Geração Z – Conheça suas principais características

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