Contribuintes têm até esta HOJE (10) para tentar receber a restituição do IR no 1º lote

O primeiro dos cinco lotes da restituição será pago no dia 31 de maio, mesmo dia em que o prazo para as declarações do IR se encerra.

Para garantir o recebimento da restituição do Imposto de Renda no primeiro lote, é necessário que o contribuinte entregue a declaração do Imposto de Renda 2023 até o prazo final, nesta quarta-feira (10).

Segundo a Receita Federal, o pagamento do primeiro lote será realizado no dia 31 de maio, que também é a data limite para a entrega da declaração.

Ainda segundo a Receita, é necessário seguir uma ordem de prioridades legais para realizar os pagamentos. Por esse motivo, é recomendado que integrantes dos grupos prioritários realizem a entrega da declaração até o dia 10 de maio para aumentar as chances de receber a restituição no primeiro lote.

Os contribuintes com prioridade são idosos a partir de 80 anos ou 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave, além dos professores. O sistema de lotes de restituição é uma espécie de regra de priorização que beneficia esses indivíduos.

Quanto ao pagamento dos demais lotes de restituição, observe-se as seguintes datas:

  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 31 de agosto;
  • Quinto lote: 29 de setembro.

Se o contribuinte tiver imposto a pagar e optar pelo débito automático da primeira cota ou cota única com vencimento no dia 31 de maio, também deverá realizar a entrega da declaração até esta quarta-feira (10).

Novidades relacionadas à declaração de IR em 2023

No comunicado em que alertou os contribuintes que querem receber a restituição do IR no primeiro lote, a Receita Federal ainda apresentou atualizações acerca da devolução de dinheiro aos contribuintes.

Como exemplo, foi dito que aqueles que optarem por receber a restituição por meio do Pix ou por meio da declaração pré-preenchida terão seu valor ressarcido mais rapidamente. Contudo, as prioridades legais devem ser respeitadas em todos os casos.

É importante destacar ainda que a novidade referente ao Pix é aplicável apenas àqueles que indicarem o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como chave de pagamento da restituição.

Além disso, houve uma ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. Em 2022, a possibilidade de acesso havia sido expandida somente para indivíduos com contas nível prata ou ouro no Portal Gov.br.

Atualmente, o formulário proporciona maior comodidade e reduz as chances de erros por parte do contribuinte, contendo informações adicionais, tais como imóveis registrados em cartório e criptomoedas.

Por fim, a Receita Federal anunciou a abolição da obrigatoriedade de declaração para investidores da Bolsa de Valores. Agora, apenas aqueles que realizaram vendas de alto valor ou obtiveram lucro (independentemente do montante) na Bolsa devem declarar IR.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.