CPF: Veja como consultar a situação do seu documento pela internet

Quer saber como está a situação atual do seu CPF? Acompanhe a leitura e descubra!

Todo brasileiro precisa possuir um Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento tem como finalidade agir como uma numeração a ser gerenciada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. Além disso, a documentação facilita diversos processos como a compra e venda de algo. No entanto, algumas vezes podemos ter a numeração suspensa ou cancelada. Sendo assim, saiba como consultar a situação atual do seu CPF!

Leia mais: Auxílio Gás: Veja como realizar a consulta da próxima parcela usando o seu CPF

Como fazer a consulta do CPF

Existem diversos canais nos quais você pode fazer a verificação situacional do seu Cadastro de Pessoa Física, confira!

Pela internet

Através do site da Receita Federal, qualquer cidadão, ao preencher os dados solicitados, consegue ver como está a “saúde” do seu CPF. Sendo assim, basta acessar “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”.

Através do aplicativo 

Visando trazer mais modernidade ao serviço de consulta de CPF, a Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para celular de verificação da situação da documentação. Presente nas lojas virtuais tanto para Android, como para IPhone, basta procurar por “CPF Digital”.

Regularize a situação do seu CPF

Todavia, caso ao consultar a situação do seu Cadastro de Pessoa Física e lá estiver constando “Pendente de Regularização”, será necessário verificar quais pendências estão em aberto para evitar a suspensão ou cancelamento da documentação.

Assim, para saber qual declaração do Imposto de Renda não foi realizada, acesse o Portal e-CAC do Ministério da Fazenda e realize a regularização da sua declaração. Ao ser feito o envio correto das pendências, o seu CPF voltará a ter situação “Regular” perante a Receita Federal.

A razão é que, com o CPF suspenso ou cancelado, o cidadão é impedido de realizar diversas ações no âmbito operacional e judicial, como abrir contas em bancos, comprar ou vender imóveis, automóveis, etc., participar de ações judiciais, entre outros. Portanto, a regularização do documento é de suma importância.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More