Creatina causa pedra nos rins?

Suplemento é um dos queridinhos de quem pratica atividade física e seus benefícios têm sido estudados por cientistas em todo o mundo.

Não importa se você é iniciante ou se já pratica alguma atividade física há algum tempo. Com certeza você já ouviu falar da creatina, um dos suplementos mais requisitados pelos atletas. Isso porque lista-se diversos benefícios da substância… E também algumas possíveis reações adversas, como pedra nos rins.

Entretanto, será que é verdade que o uso de creatina pode levar ao cálculo renal? Este é um tópico que é muito debatido, principalmente nas redes sociais. Saiba neste artigo o que profissionais da área da saúde têm a dizer sobre este e outros mitos em torno da creatina.

Creatina causa pedra nos rins? Problemas de fígado?

De acordo com uma publicação da coluna Papo de Especialista, do Globo Esporte, assinada pelo mestre e doutor em fisiologia Turibio Leite, não há qualquer estudo que relacione o uso de creatina à formação de cálculos renais, as famosas pedras nos rins.

No entanto, o uso deste suplemento não é indicado para pessoas que têm doenças renais pré-existentes. O mesmo vale para doenças hepáticas supostamente causadas pelo uso do nutriente.

Aliás, é bom salientar, também, que o nosso corpo produz creatina. Portanto, esta não é uma substância estranha ao organismo.

Engorda?

Outro mito que precisa ser combatido. Como dito, a dosagem recomendada por profissionais da saúde é muito baixa, de 3 a 5g do suplemento. Desta forma, seu valor calórico é irrisório.

Além disso, os efeitos da creatina não provocam aumento de gordura. Porém, com treino adequado, o que pode acontecer – e, aliás, o que é esperado – é aumento de massa magra.

Como a creatina atua no corpo?

A ação completa da creatina no corpo humano ainda é objeto de estudo na comunidade científica. Todavia, sabe-se que ela aumenta a concentração do interior das células musculares.

Com isso, há um aumento da síntese de síntese de proteínas musculares para ocupar o espaço ocupado pela água no local. Assim, aumenta-se a resistência e o tamanho dos músculos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.