Cronograma Inep: divulgado o gabarito oficial do Enem 2022
Se você se submeteu ao Enem 2022, prepare-se! No site do Inep, o gabarito oficial foi finalmente divulgado.
Após a realização das provas, a grande expectativa acompanha os alunos para casa, afinal de contas, eles querem saber quantas questões acertaram. Para acalmar os corações dos ansiosos, nós informamos que os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 foram divulgados no dia 23 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia mais: Enem 2022: Questão não tem resposta certa e pode ser anulada
Vale apontar que os estudantes também podem conferir o gabarito extraoficial feito pelo jornal O GLOBO em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem. Vamos dar uma olhada?
Quer saber como foi o seu desempenho nas provas do Enem?
Diversos professores da Plataforma AZ de aprendizagem realizaram as correções das questões do exame por meio de uma live. Dessa forma, os alunos já podiam ter mais ou menos uma ideia sobre o desempenho nas provas.
Para evitar fraudes, o Enem produz quatro versões com cadernos de cores diferentes. Sendo assim, as questões são as mesmas, porém a ordem é bem diferente. Os participantes devem estar atentos aos tipos dos cadernos ao conferir os gabaritos para que não se confundam.
Gabarito do primeiro dia
No primeiro dia de prova, os alunos responderam as questões de Linguagens e Ciências Humanas e realizaram a redação com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Vamos acabar com a ansiedade? As respostas das questões objetivas logo abaixo:
Caderno azul
Caderno rosa
Caderno amarelo
Caderno branco
Gabarito do segundo dia
No segundo e último dia de aplicação de prova, os alunos responderam as questões de Matemática e Ciências da Natureza. Veja agora quais as respostas você deveria ter dado para conseguir a nota máxima.
Caderno azul
Caderno rosa
Caderno amarelo
Caderno branco
Como é feita a correção das questões objetivas?
O sistema de correção da prova do Enem é chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este método não leva em conta somente o número de questões certas, mas considera a coerência das respostas a partir da dificuldade das perguntas. Isso significa que, caso o participante acerte uma pergunta difícil, espera-se que ele acerte as fáceis também. Caso contrário, o sistema entende que ele chutou, logo a pontuação não fica alta.
Como é feita a correção da redação?
A produção de texto é corrigida por pelo menos dois revisores. Cada um atribui uma nota entre 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. Ao final, é tirada a média entre as pontuações. Caso não haja discrepância, o aluno pode chegar a ganhar o máximo que é possível.
Quando sai a nota do Enem 2022?
Se prepare! Todos os participantes poderão acessar os seus resultados individuais no Enem no dia 13 de fevereiro de 2023, mediante acesso com login único no site oficial do Inep.
Comentários estão fechados.