Enem 2022: Questão não tem resposta certa e pode ser anulada

Cursinhos e professores são praticamente unânimes e têm palpite para o que levou à confusão.

Depois de provas ou concursos, é natural que professores de escolas ou cursinhos preparatórios resolvam as provas para chegar a um gabarito preliminar para os candidatos. Não foi diferente com o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano (Enem 2022), que aconteceu nos últimos dois fins de semana. Porém, na resolução da prova, notou-se que uma questão não tem resposta certa e pode ser anulada.

Leia mais: Redação do Enem 2022 conta com tema extremamente contemporâneo; saiba qual

A questão responsável por esta confusão foi a de número 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul.

O que diz a questão?

O enunciado da provável questão anulada diz que o salário de um vendedor é formado por uma parcela fixa e um percentual sobre as vendas que realiza. Então, pedia para que o estudante identificasse qual era a expressão algébrica que representa corretamente a composição do montante do trabalhador.

De acordo com profissionais da educação ouvidos pelo site G1, a conclusão é unânime: não há alternativa correta. E o agente causador de toda esta confusão pode ter sido um simples erro de digitação. Isso porque o enunciado diz que o vendedor tem uma base de salário de R$ 675, mas as alternativas mais próximas da resolução correta trazem uma base de R$ 625.

O coordenador de matemática do colégio Anglo, Rodney Luzio, endossa esta conclusão. “É até uma questão simples, mas acreditamos que houve um erro de digitação, porque, no enunciado, ele fala que a parte fixa é 675 e a alternativa que o Enem deveria julgar correta, que é a ‘d’ [na prova Rosa], está como 625”, explica.

O Inep, responsável por fazer as provas do Enem, ainda não pronunciou sobre a possível anulação desta questão.

O que acontece quando uma questão do Enem é anulada?

Segundo um levantamento do site UOL, entre 2009 e 2021, ao menos sete edições do Enem tiveram questões anuladas. De acordo com o Inep, os candidatos não são prejudicados quando isso acontece.

Segundo o instituto, a nota do Enem utiliza uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item. Isso significa que o resultado final não é uma simples soma de quantas questões o estudante acertou, e sim um cálculo complexo que usa o grau de complexidade e dificuldade de cada questão.

Portanto, isso não significa que todos ganham um ponto quando uma questão é cancelada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.