Cuba – História, capital, mapa, localização, bandeira, economia, população

A República de Cuba é um país localizado na América Central. Seu território é um pouco maior que o Pernambuco e suas terras são banhadas pelo mar do Caribe.

0

A República de Cuba é um país com o território um pouco maior que o de Pernambuco, sendo 110.861 km². O arquipélago se localiza na América Central e é banhado somente pelo Mar do Caribe. Suas terras limitam-se as Bahamas, Haiti, Estados Unidos e com a colônia britânica das Ilhas Caymans e Jamaica.

A economia do país é voltada, principalmente, aos setores primários, já que o setor industrial não é tão diversificado. Além disso,  o turismo também tem ganhado ainda mais espaço nas atividades econômicas do país, principalmente pelas belezas naturais do território.

Cuba ficou sob domínio dos espanhóis por aproximadamente 400 anos, até que em 1898 os norte-americanos obtiveram o controle do território. Então, alguns anos mais tarde, os Estados Unidos permitiram a independência dos cubanos. Mas, foi estabelecida uma base militar que permanece até hoje.

História da Cuba

O território cubano era ocupado por indígenas até 1492, quando Cristóvão Colombo chegou às terras. Então, por pelo menos 400 anos, os espanhóis dominaram o país e já iniciaram as atividades econômicas, através do cultivo de tabaco e cana-de-açúcar.

No ano de 1898, Os Estados Unidos conquistaram o território da Espanha e três anos depois, foi concedido à Cuba sua independência. Apesar disso, o país ainda tem uma base militar, que é localizada na cidade de Guantánamo.

Em 1933, o ex-sargento Fulgencio Batista instalou um golpe, junto aos Estados Unidos. Porém, os insatisfeitos com a situação conquistaram a capital do país, Havana, através da conhecida como Revolução Cubana. O líder do movimento foi Fidel Castro, que mais tarde se tornou presidente.

Fidel Castro
Discurso de Fidel Castro após a vitória da revolução, em 1959

No período da Guerra Fria, Fidel Castro alinhou Cuba ao bloco econômico soviético. Com a intenção de finalizar o governo socialista de Cuba, os Estados Unidos cortaram relações diplomáticas e econômicas com o país. Lembrando que Cuba é o único país socialista da América.

Para gerir as crises causadas pelo desvínculo, o país precisou do apoio soviético. Até que em 1991 a União Soviética chegou ao fim, fazendo com que estabelecesse uma crise econômica em Cuba. O bloqueio econômico estadunidense permanece até hoje e dessa forma, os dólares têm se mantido pelas atividades turísticas.

Mapa de Cuba

Cuba é localizada na América Central. Seu território é limitado ao norte com os Estados Unidos, ao sul com as colônias britânicas das Ilhas Caymans e Jamaica, ao nordeste com Bahamas e ao sudeste com Haiti. Confira abaixo o mapa de cuba:

Mapa de Cuba
Mapa de Cuba

Além disso, o território cubano é de 110.861 km², sendo um pouco maior que o estado brasileiro Pernambuco. Sua capital é Havana. Cerca de 11,2 milhões habitantes  vivem no país socialista, onde o atual presidente é Miguel Díaz-Canel.

Bandeira de Cuba

A bandeira de Cuba consiste em três faixas horizontais de cor azul, que são separadas por utras três faixas brancas. Além disso, existe um triângulo equilátero da cor vermelha que contém uma estrela de cinco pontas. Confira a bandeira de Cuba:

Bandeira de Cuba
Bandeira de Cuba

As três listras azuis representam a divisão geográfica da Colônia de Cuba da época em que foi criada (1850), enquanto as listras brancas significam a pureza de todos os patriotas cubanos, o triângulo remete à liberdade, igualdade e fraternidade, a cor vermelha o sangue necessário para alcançar a libertação.

A estrela branca representa a solidariedade entre os cubanos. Cada ponto da bandeira também possui um significado, sendo: força, beleza, virtude, sabedoria e solidariedade.

Economia de Cuba

A economia da Cuba é ligada aos setores primários, dessa forma, os produtos agrícolas, cana-de-açúcar, tabaco, laranja, banana, arroz e ainda abacaxi. Além disso, a pecuária, através da criação de bovinos, aves e suínos, assim como no extrativismo mineral.

O setor industrial do país não é muito diversificado e assim, trabalha com fabricação de alimentos, máquinas, produtos químicos e charutos. O turismo também tem se desenvolvido fortemente, já que Cuba possui grandes belezas naturais, como praias.

Recursos Naturais de Cuba

Os principais recursos naturais da Cuba são:

  • Níquel;
  • Cobalto;
  • Minério de ferro;
  • Cromo;
  • Cobre;
  • Sal;
  • Petróleo.

Leia também: Comidas típicas cubanas: Principais pratos e ingredientes

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.