Geografia do Pernambuco

O Pernambuco está localizado no Nordeste brasileiro. Saiba as características geográficas do estado, como clima, relevo, recursos naturais, entre outros.

0

O Pernambuco é um estado localizado no nordeste brasileiro. Sua capital é Recife e a área consiste em 98.076,109 km². O estado faz fronteira com o Piauí, Alagoas, Bahia e Atlântico do Sul.

Além disso, o território conta com 185 municípios e nesses, estão distribuídos, pelo menos, 9,3 milhões de pernambucanos. A economia do estado é voltada para a agricultura, pecuária e indústria.

O rio São Francisco é o principal da área. Além desse, o Pernambuco também é banhado pelos rios Capibaribe, Ipojuca e Uma. O clima consiste em tropical e úmido, principalmente na região litorânea.

Características geográficas do Pernambuco

O estado do Pernambuco é um dos menores do país. Porém, suas paisagens são muito variadas e incluem serras, planaltos, brejos, semiaridez, além de praias diversificadas. Mais da metade do estado faz parte do sertão nordestino (oeste e região central do Pernambuco).

O clima do estado consiste em, basicamente, tropical úmido (principalmente no litoral) e semiárido (principalmente no interior do estado). No centro-oeste do estado, são apresentadas algumas regiões com o clima quente.

A hidrografia do estado é apresentada como uma das que possuem maior déficit do país. Como exemplo, o sertão, que apresenta médias de precipitações pluviométricas entre 400 mm e 600 mm. Já no agreste, esse número chega a 500mm e 900mm e por fim, a Zona da Mata, com 1.500 mm e 2.000 mm.

Relevo

O relevo do estado consiste em basicamente três tipos, que são: planície costeira, planalto e depressão. Pelo menos 76% da área do Pernambuco possui um relevo plano, não ultrapassando os 600 metros de altitude.

Planalto da Borborema

Além disso, suas planícies se encontram em locais mais litorâneos, e conforme se afasta de perto mar, maior a altitude, que pode chegar até a 1.200 metros. O próprio planalto de Borborema possui cerca de 600 metros de altitude, porém, contém alguns lugares com a média de altitude de 800 metros.

Enquanto isso, a depressão relativa acontece próximo ao planalto de Borborema, mostrando, assim, que essas áreas se encontram abaixo das áreas periféricas.

Clima

O pernambuco possui dois climas dominantes, o semiárido (quente) e o tropical com chuvas no inverno. O primeiro se encontra, principalmente, na região central e ocidental do estado. Suas temperaturas médias vão de 25°C a 23°C e a pluviosidade, varia entre 500mm e 600mm.

Já o clima tropical com chuvas se encontra na parte oriental do estado. A temperatura média chega a 25°C anuais e o nível de pluviosidade, ultrapassando o semi-árido, alcança dos 1.500mm anuais.

Recursos naturais

O Pernambuco possui os seguintes recursos naturais:

  • Argila;
  • Calcário;
  • Minério de ferro;
  • Granito;
  • Ouro.

Problemas ambientais

Os principais problemas ambientais enfrentados pelo Pernambuco, são poluição do ar na capital, desmatamento, poluição de rios e córregos e erosão do solo. Algumas áreas são ocupadas e por isso, amplos trechos de vegetais acabam sendo devastados.

Nesse espaços, geralmente são introduzidas atividades como pecuária e agricultura. Dessa forma, com o homem como consumidor desse espaço, isso se torna preocupante e por isso, vários problemas ecológicos passam a ser identificados.

Além disso, a vegetação natural do estado (Mata Atlântica) começou a ser destruída desde o princípio da exploração, com o Pau-Brasil. Depois, seu espaço foi cedido para cana de açúcar, engenhos e usinas. Por fim, a origem das vilas, cidades e ainda o crescimento populacional. 

Também pode ser levado com consideração a questão do saneamento básico, pois em grande parte do estado, encontra-se esgotos domésticos que são lançados diretamente nos rios e assim, infectando os rios.

Sem contar dos resíduos industriais que também são despejados nas águas, provocando, assim modificações químicas e eliminando várias espécies de peixes e outros animais que vivem nos rios pernambucanos.

Leia também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.