Cuidado ao viajar! 8 coisas no Brasil que podem dar cadeia no exterior
Você gosta de conhecer curiosidades referentes às leis de outros países? Saiba que existe muita coisa diferente do que ocorre no Brasil.
Viajar é uma experiência enriquecedora que nos permite conhecer novas culturas e lugares. No entanto, é importante estar atento às leis do país que estamos visitando, pois elas podem variar drasticamente de um lugar para outro.
Veja também: Churrasqueiro, atenção! Carnes que podem arruinar seu churrasco
Existem leis pelo mundo que são bem distintas das usuais no Brasil. Separamos alguns bons exemplos para que você entenda como isso funciona.
Leis curiosas: o que pode pelo mundo, mas não no Brasil
A seguir, listamos algumas leis curiosas que podem surpreender viajantes, especialmente os brasileiros:
- Detectores de radar
No Brasil, a presença de detectores de radar em veículos é uma infração legal. No entanto, nos Estados Unidos, a realidade é diferente. A exceção à regra norte-americana se manifesta apenas no Estado da Virgínia e em territórios militares designados, onde o uso desses dispositivos é vetado.
- Bronzeado artificial
Enquanto no Brasil, as câmaras de bronzeamento artificial encontram-se proibidas, dada a associação ao aumento do risco de câncer, nos Estados Unidos elas são permitidas para aqueles que já completaram a maioridade, com variações regulatórias entre os estados.
- Passear com tanques de guerra
Nos Estados Unidos, a posse e a condução de veículos blindados militares são permitidas, com a peculiaridade de que estes podem circular livremente, desde que devidamente documentados. Esta é uma das leis estranhas.
- Narguilé
No Brasil, o narguilé é banido dos espaços públicos, com agravantes penais caso haja menores de idade envolvidos. No entanto, no norte da África e no Oriente Médio, essa prática é entrelaçada às tradições culturais, desfrutando de uma legalidade sem ressalvas.
- Prostituição
No Brasil, a prostituição é uma atividade à margem da legalidade, sem perspectivas de reconhecimento jurídico. Em contrapartida, na Austrália, Alemanha e Holanda, não apenas é legalizada como também regulamentada, assegurando direitos trabalhistas aos profissionais do sexo.
- Consumir carniça
Embora não codificada legalmente no Brasil, a aversão cultural ao consumo de carniça é patente. Nos Estados Unidos, esta prática é legalmente aceita, com exceções em alguns estados onde é proibida, evidenciando uma abordagem legalmente sancionada ao que é conhecido como “roadkill”.
- Regulamentação de armas
O debate sobre a posse de armas é intenso no Brasil, principalmente em períodos eleitorais, e permanece ilegal. Já nos Estados Unidos, essa prerrogativa é delegada aos estados, com Massachusetts exemplificando a proibição e o México permitindo armas em domicílio, mas restrito por outras normativas da Secretaria da Defesa.
O que pode no Brasil e não pode em outros países
É importante respeitar as leis e costumes do país que você está visitando, mesmo que eles pareçam diferentes dos seus.
Agora veja o que é comum segundo as leis no Brasil, mas proibido pelo mundo.
- Tomar banho de mar à noite
Essa prática é proibida por lei em alguns países, como a Itália e a França. Isso porque, à noite, a temperatura da água pode ser mais baixa e as correntes marítimas podem ser mais fortes.
- Pegar conchinhas da praia
No Brasil, é comum ver crianças e adultos pegando conchinhas da praia. No entanto, essa prática é proibida por lei em alguns países, como a Austrália e a Nova Zelândia. Isso porque as conchinhas são consideradas parte do patrimônio natural do país e sua retirada pode prejudicar o ecossistema.
- Pegar carona
No Brasil, pegar carona é uma prática comum, especialmente em áreas rurais. No entanto, essa prática é proibida por lei em alguns países, como os Estados Unidos e a Austrália. Isso porque, em alguns casos, a carona pode ser considerada uma forma de transporte ilegal. Será que isso deveria estar entre as leis do Brasil?
- Dirigir descalço
Essa prática é proibida por lei em alguns países, como os Estados Unidos e a Alemanha. Isso porque, em alguns casos, a direção descalça pode ser considerada uma forma de imprudência.
- Comer no transporte público
No Brasil, é comum ver pessoas comendo no transporte público. No entanto, essa prática é proibida pelas leis em alguns países, como os Estados Unidos e o Japão. Isso porque, em alguns casos, a alimentação no transporte público pode ser considerada uma forma de falta de higiene.
- Soltar fogos de artifício
No Brasil, é comum ver pessoas soltando fogos de artifício em festas e comemorações. No entanto, essa prática é proibida pelas leis em alguns países, como os Estados Unidos e a França. Isso porque, em alguns casos, os fogos de artifício podem causar incêndios ou acidentes.
- Beijar em público
No Brasil, é comum ver pessoas se beijando em público. No entanto, essa prática é proibida por lei em alguns países, como a Arábia Saudita e o Irã. Isso porque, em alguns casos, o beijo em público pode ser considerado uma forma de indecência.
Comentários estão fechados.