Cuidado com eles! 5 frases típicas de mentirosos compulsivos
Conviver com um mentiroso pode ser mais perigoso do que podemos imaginar. Veja como identificar essa gente!
A mentira é uma prática que infelizmente sempre esteve impregnada nas relações humanas, desde os primórdios da civilização.
Quem mente geralmente tem como objetivo se safar ou “sair por cima” em alguma situação, sobretudo se o caso representar algum perigo para eles.
De qualquer forma, é sempre importante estar atento aos mentirosos, principalmente quando se trata de mentirosos compulsivos, pessoas de caráter duvidoso que vivem mentindo a todo momento e por qualquer motivo.
Como forma de ajudar os interessados a identificar esses indivíduos, reunimos cinco frases clássicas que eles sempre “soltam” por aí.
De antemão, deixamos claro que as frases a seguir não são exclusivas de mentirosos e também podem ser proferidas por pessoas sinceras.
Por isso, o segredo para identificar os falsos está em observar, além das frases, gestos de linguagem corporal e atitudes que desnudam a mentira. Confira!
(Imagem: divulgação)
“Eu nunca faria isso!”
Pode anotar: o mentiroso compulsivo também é falso, dissimulado, aproveitador, manipulador e oportunista, no mau sentido da palavra.
Dessa forma, esses indivíduos precisam ganhar a confiança de suas “vítimas”, o que os leva a se mostrar supostamente incapazes de realizar determinadas ações.
No entanto, mesmo que se esforce muito, uma pessoa falsa não consegue se esconder para sempre. Preste atenção!
“Sem problemas, eu entendo perfeitamente.”
Outra tática de todo mentiroso compulsivo é tentar se mostrar compreensivo e amável, mesmo que isso lhe custe a paz.
Então, em determinadas situações o mentiroso sempre vai se mostrar tranquilo com relação a determinadas coisas, quando na verdade está “morrendo de raiva” internamente.
Como não poderia deixar de ser, uma hora o verdadeiro sentimento do charlatão vai ser exposto e a chance de desmascará-lo vai estar na mesa.
“Foi um amigo meu (…)”
Já percebeu que algumas pessoas nunca têm culpa de nada? Que as suas vidas nunca são exemplos para nada? É sempre um primo, um parente distante ou um amigo. Há um método em tudo isso!
Todo mentiroso é como um incendiário que coloca a faísca e corre para não ser responsabilizado pelo incêndio.
Tome muito cuidado para não se relacionar com esse tipo de gente, pois você pode se tornar o bode expiatório em algum momento.
“Eu li sobre isso em algum lugar!”
Essa frase é característica e muito comumente associada a mentirosos compulsivos que são “inofensivos”. Sabe aquele amigo que vive contando “histórias de pescador”? Pois bem, é dele que estamos falando.
De toda forma, ficar citando fontes fictícias em conversas, por mais inofensivas que sejam, não é uma boa coisa. A razão por trás disso é tentar ganhar credibilidade.
“Desculpe, no momento eu estava ocupado!”
Para finalizar, temos mais uma “mentirosca” contada às vezes até de forma inconsciente por muitas pessoas.
Alguns indivíduos usam essa desculpa esfarrapada pelo mesmo motivo da frase anterior: suscitar alguma credibilidade ou um “motivo nobre”.
Porém, fique sempre com um pé atrás com pessoas que não honram compromissos e convites alegando estarem “ocupados demais”. Afinal, é como diz o ditado: quem quer dá um jeito, quem não quer, dá uma desculpa!
Comentários estão fechados.