8 Monstros marinhos e suas histórias

O misterioso oceano é terra fértil para o surgimento de diversas histórias. Confira!


A vastidão dos oceanos é fonte de inspiração para milhares de pessoas uma vez que possui formas de vida diferentes e muitas vezes desconhecidas, além de ser de difícil acesso para os humanos. Hoje, temos a ciência para retirar um pouco do mistério sobre o que vive nas águas profundas, porém, ainda há muito para ser descoberto.

Como ainda estamos estudando os mares na atualidade, é possível entender a razão pela qual as civilizações antigas criaram histórias assustadoras sobre o ecossistema marinho. Para saber mais, confira 8 monstros marinhos e suas histórias.

Kraken

Kraken
Monstros marinhos e suas histórias – Kraken

O Kraken é uma criatura da mitologia escandinava descrita como um polvo gigante com vários tentáculos. Os contos que citam o monstro relatam a forma como ele emerge do fundo do mar para atacar barcos e devorar seus ocupantes.

Acredita-se que a história, originada no final do século 13, tenha sido baseada em lulas gigantes. O Kraken aterroriza as pessoas até os dias atuais na saga de filmes Piratas do Caribe.

Leviatã

Leviatã
Monstros marinhos e suas histórias – Leviatã

Leviatã é um monstro celestial citado no Antigo Testamento. A descrição dos marinheiros é de uma terrível mistura de serpente e dragão. Já outras versões contam de uma baleia gigante capaz de afundar barcos com suas mandíbulas poderosas.

Jörmundgandr

Jormundgandr
Monstros marinhos e suas histórias – Jörmundgandr

Jörmundgandr, a cobra gigante, é o segundo filho do deus nórdico Loki com a gigante Angrboda. Seus irmãos são o lobo Fenrir e a deusa Hela. Segundo o livro de mitologia nórdica Edda em Prosa, os filhos de Loki foram raptados por Odin e Jörmundgandr foi jogado no oceano que circula Midgard, o reino dos humanos.

A serpente cresceu tanto que, se morder a própria cauda, é capaz de circular a Terra. Por essa razão, ganhou o nome Serpente de Midgard (Midgårdsormen) ou Serpente do Mundo.

Hidra

Hidra
Monstros marinhos e suas histórias – Hidra

A mitologia grega cita a Hidra como uma grande serpente aquática com múltiplas cabeças e respiração venenosa. Ela possui a capacidade de regenerar suas cabeças quando cortadas e tem como atribuição proteger a entrada do submundo, para onde seu irmão, Cérbero, foi enviado.

De acordo com sua história, a Hidra vivia nas águas do Golfo de Argos, que hoje corresponde à costa leste da região do Peloponeso. Filha de dois monstros, Tifão e Echidna, foi derrotada por Hércules em um dos seus desafios.

Morgawr

Morgawr
Monstros marinhos e suas histórias – Morgawr

O folclore da região da Cornualha, na Inglaterra, descreve uma grande serpente marinha que habita as áreas costeiras e é responsável por atrapalhar a pesca. Suas aparições se iniciaram na década de 70 e alguns afirmam que Morgawr, na verdade, assemelha-se a um leão-marinho.

Caríbdis

Caríbdis
Monstros marinhos e suas histórias – Caríbdis

Esse monstro pertence à mitologia grega e é protetor dos limites territoriais do mar. Inicialmente, Caríbdis era uma lenda mais comum entre pescadores e marinheiros, porém, o poeta épico Homero foi responsável por elevar seu status à divindade.

Enquanto ninfa, Caríbdis era caracterizada por sua voracidade extrema. Quando Hércules aproximou-se de Messina com os bois de Gerião, a ninfa roubou alguns dos animais e devorou-os. Ao tentar atacar o herói, que por sua vez estava em busca de seu gado, foi fulminada por um raio de Zeus e lançada às profundezas do mar, onde se tornou monstro.

Sereias

Sereia
Monstros marinhos e suas histórias – Sereias

Sereias são criaturas místicas presentes em muitas lendas por todo o mundo. A versão mais comum é a de uma mulher metade humana (da cintura para cima) e metade peixe. A beleza da sereia é arrebatadora, assim como seu canto, que atrai pessoas para o oceano, onde ela abraça suas vítimas, levando-as até o fundo do mar.

Vários mitos gregos descrevem as sereias como humanas que ofenderam Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Dessa forma, foram castigadas com a vida em uma ilha isolada onde se transformaram em metade peixe.

Nokken

Nokken
Monstros marinhos e suas histórias – Nokken

O Nokken é uma criatura misteriosa que reside em águas profundas. Na tradição norueguesa, é descrito como um monstro escuro que coloca os olhos na superfície da água para observar os habitantes de áreas marinhas.

Na tradição sueca, o Nokken é um jovem bonito capaz de atrair jovens mulheres para saltar na água e, em seguida, afogar as vítimas. Além disso, é descrito como um mutante que pode tomar a forma de um cavalo branco e fazer com que crianças pulem em suas costas para serem afogadas.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More