Cuidado mental é vital para pais de crianças com necessidades especiais

Cuidar de um filho é processo cansativo que não tem data para acabar. Quando ele apresenta alguma necessidade específica, os cuidados são redobrados. Mas e quanto à saúde dos pais? Cuidado! A depressão pode estar à espreita.

Após o nascimento do filho, os pais adquirem um excesso de responsabilidades. Não é de estranhar que eles possam apresentar uma exaustão física e mental. Esses fatores ganham maiores proporções quando a criança apresenta alguma característica que demanda maior atenção como, por exemplo, alguma doença crônica e mental. Nesse sentido, destacamos os motivos pelos quais há necessidade de prezar também pelos cuidados mentais dos pais.

Leia mais: Saúde mental: quais hábitos dos pais adoecem os adolescentes mentalmente?

Razões que podem desencadear depressão silenciosa nos pais

Somado a todos os fatores referentes à paternidade, os pais com crianças especiais têm medos e preocupações que dizem respeito aos vários campos da vida do filho. Veja apenas algumas das coisas com as quais eles têm que lidar.

     1. Medo da exclusão

Todos nutrem em si o temor pela não aceitação do filho na sociedade devido à sua deficiência. Sem fundamento? Não, pois infelizmente isso acontece com uma certa frequência.

     2. Luta frequente

São responsáveis em tempo integral por atividades diárias, independentemente da idade do filho, mas também estão à frente nas questões burocráticas. Principalmente nas relacionadas aos seguros e planos de saúde. Isso causa um cansaço prolongado.

     3. Camuflar sentimentos

A autocobrança para que sejam positivos para as crianças acarreta o silenciamento de questões relacionadas à depressão.

     4. Falta de autocuidado

Em determinados momentos, as necessidades dos filhos sobrepões as dos pais. Principalmente quando se trata de designar um tempo para eles e regular as rotinas de sono e de alimentação.

     5. Negação e dificuldade de identificar os sintomas depressivos

Eles tendem a culpar as preocupações com o futuro dos filhos quando são questionados sobre os sintomas de depressão. Esta doença não é fácil de identificar, pois os indícios podem surgir de forma sutil, mas vão logo vão ganhando maiores proporções.

A preocupação constante com aspectos que fogem do controle pode causar sintomas de ansiedade e depressão dos pais. É fundamental o suporte médico e social para que possam criar um equilíbrio entre a vida deles e a missão de cuidar do outro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.