Curar a pneumonia: conheça 4 tipos de alimentos que têm esse ‘poder’

A natureza pode ter a solução para dar fim até mesmo às doenças mais graves. Como exemplo, veja aqui quatro alimentos que podem até curar a pneumonia!

A pneumonia é uma doença que pode atingir certa gravidade, causando sintomas como tosse, falta de ar intensa e febre, podendo levar o indivíduo acometido a óbito.

Os três principais tipos de pneumonia são a viral, a bacteriana e a fúngica. Como toda doença respiratória, essa enfermidade tem um aumento de casos nos períodos com maior umidade e frio, pois há uma maior proliferação de seus agentes causadores.

Além dos principais tipos de pneumonia, existem ainda as versões hospitalar, comunitária e química da doença. Em todos os casos, esse mal respiratório é caracterizado por uma severa inflamação nos pulmões.

As principais formas de tratar a pneumonia são por meio da aplicação de vacinas, que aumentam a imunidade e evitam a doença, e da administração de medicamentos que combatem diretamente o vírus, bactéria ou fungo causador da enfermidade quando a infecção já aconteceu. Porém, a natureza também nos fornece armas para vencer a pneumonia.

Nesse artigo nós vamos falar de quatro tipos de alimentos que possuem compostos capazes de prevenir a pneumonia, combater os seus causadores e aliviar as consequências da doença.

4 alimentos que combatem a pneumonia

(Imagem: divulgação)

Alho

O alho é seguramente um dos mais poderosos alimentos usados como tempero que existem. Entre as suas propriedades estão a ação antifúngica, bactericida e anti-inflamatória.

Dessa forma, esse pequeno, mas poderoso alimento pode combater os agentes causadores da pneumonia e também os efeitos da doença.

Para consumir o alho e usá-lo como remédio contra a pneumonia, o usuário pode incluí-lo na sua dieta na forma de tempero ou até mesmo fazer uso do fortíssimo chá de alho.

Gengibre

O gengibre, uma raiz de origem oriental, também é conhecido por ter várias boas propriedades.

Dentre os seus “poderes” podemos citar a ação antipirética, analgésica e anti-inflamatória, que combatem diretamente os sintomas da pneumonia.

Além disso, o gengibre também é rico em antioxidantes naturais, o que aumenta a imunidade e potencializa o combate natural aos agentes causadores da doença respiratória.

Duas boas formas de usar o gengibre é consumi-lo em saladas e/ou por meio da infusão feita com a raiz.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em água e vitamina C. Só esses dois componentes já são o suficiente para turbinar o sistema imunológico e preparar o corpo para se proteger contra a instalação de uma pneumonia.

Dentre as frutas cítricas mais conhecidas, estão:

  • Laranja;

  • Limão;

  • Toranja;

  • Mexerica (Bergamota/Ponkan/Tangerina);

  • Abacaxi.

Essas frutas são encontradas em abundância por todo o Brasil em feiras livres, lojas de produtos naturais e supermercados.

Vegetais verde-escuro

Outros grandes aliados no combate à pneumonia e seus efeitos são os chamados vegetais verde-escuros.

Esse grupo de plantas possui diversos tipos de minerais, como ferro, potássio e cálcio, e também de vitaminas, como a A e a K.

Dessa forma, eles ganham potencial anti-inflamatório e antioxidante, podendo ser o fator decisivo na melhora de quadros de pneumonia. Alguns dos vegetais de folhas verde-escuro mais poderosos, são:

  • Couve;

  • Rúcula;

  • Brócolis;

  • Espinafre;

  • Dentre alguns outros.

Esses vegetais também podem ser encontrados em feiras livres, supermercados e lojas de produtos naturais. Para consumi-los e absorver todos os seus nutrientes, o ideal é preparar saladas cruas com sua presença.

Importante!

Nenhum dos alimentos citados acima pode substituir tratamentos para pneumonia indicados pelos médicos.

Esses produtos naturais oferecem apenas apoio a esses tratamentos e geram maior resistência nos corpos de pessoas já debilitadas pela enfermidade.

Contudo, o consumo prévio desses produtos naturais pode tornar o corpo mais resistente às infecções que causam pneumonia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.