10 Curiosidades sobre os esquilos
Pequenos, rápidos e fofos, os esquilos possuem muitas curiosidades interessantes.
Alguns roedores possuem uma má fama, como os ratos. Já o esquilo está entre os mais amados da ordem de roedores, sendo considerados bonitinhos e engraçados. Presente em filmes de grande repercussão como A Era do Gelo, os esquilos são animais curiosos, que possuem características interessantes.
Para você entender mais sobre esse pequeno roedor, listamos 10 curiosidades sobre os esquilos. Será que você realmente conhece esse animal famoso?
Adoção responsável
Os esquilos possuem o instinto de adotar filhotes abandonados, levando eles para os seus cuidados.
Cegueira infantil
Na primeira fase da vida dos esquilos, os filhotinhos nascem cegos e sem pelo. Nesse período, são cuidados pelas mães em suas tocas. No oitavo dia, os corpos já estão cobertos de pelos e, no nono dia de vida, os olhos já se abrem.
Centenas de esquilos
No mundo, há uma variedade de animais de todos os tipos. Os esquilos são um exemplo de animal com centenas de espécies, tendo cerca de 200.
Dentes infinitos
Os quatro dentes dianteiros dos esquilos crescem continuamente, como unhas. Assim, precisam fazer a manutenção do tamanho com a raspagem dos dentes em superfícies duras. Isso também acontece com os coelhos.
Roedor de fios
Os esquilos são capazes de roer até fios elétricos, sendo responsáveis por apagões nas regiões onde habitam. Nos Estados Unidos, centenas de apagões foram consequências desse roedor. A situação influencia tanto a população que em 1987 e em 1994 o mercado de ações NASDAQ foi interrompido por apagões.
Interesseiro
Os esquilos de árvores tendem a viver sozinhos, porém, com a chegada do frio, se agrupam em tocas para a preservação da temperatura.
Sociedade dos esquilos
O cão-da-pradaria é um tipo de esquilo que abrange cinco espécies, todos habitantes da América do Norte. Esses esquilos possuem comunicação complexa e são capazes de formar grandes sociedades, estendidas por centenas de hectares.
Comilão
Ao contrário do conhecimento popular, os esquilos não se alimentam somente de nozes. Sua alimentação também inclui insetos, caracóis, ovos e até animais menores.
Um único caminho
Assim como outros roedores, os esquilos não são capazes de vomitar. Isso se dá tanto pela incapacidade neurológica de induzir o vômito, como pelo sistema digestivo que não oferece uma forma simples de retornar a comida.
Espertinhos
Esquilos enterram a comida para se preparar para o inverno, porém, para não sofrer assaltos, fazem buracos falsos e enganam os ladrões. Como possuem uma memória incrível e um olfato extremamente aguçado, são capazes de identificar onde estão os buracos verdadeiros.
Leia também:
Comentários estão fechados.