20 Curiosidades sobre o coelho que você jamais imaginou

O coelho é um animal presente na cultura popular e é amado por milhões de pessoas. Confira 20 curiosidades sobre o coelho!

Os coelhos são animais bonitinhos e fofinhos amados por pessoas de todas as idades. Com orelhas grandes e macias, é sinônimo de doçura.

Para muitos, o coelho é um bicho de estimação perfeito por várias razões. Você sabe tudo sobre esse símbolo querido? Confira 20 curiosidades sobre o coelho!

1. Coelhos gigantes

Coelho gigante
Coelho Gigante Flemish

Há raças que podem ir de 800 g para mais de 10 kg quando adultos, como o Netherland Dwarf. O recordista é o Continental Giant, que pesa mais de 20 kg.

2. Pet de apartamento

O coelho é uma ótima opção de companhia para moradores de apartamento, uma vez que costumam ter dois quilos, precisam de pouco espaço e não fazem barulho.

Além disso, fazem as necessidades sempre no mesmo lugar, não tem mau cheiro, adora carinho e não dá muita despesa no pet shop.

3. Barulhos

Os coelhos são animais silenciosos, diferente de cachorros ou papagaios, mas podem emitir alguns barulhinhos. Em momentos de dor ou raiva, podem soltar gritos agudos. Já quando estão confortáveis soltam ruídos baixos como tique-taque dos dentes ou o ronronar de gato.

4. Sempre alerta

Os coelhos são presas fáceis, portanto, estão sempre alerta a possíveis riscos. Por isso, assustam-se facilmente.

5. Noturno

Essa espécie encontra-se mais ativa à noite, passando a maior parte do dia dentro da toca.

6. Praga

Coelhos
Coelho Mini Holandês

No século 19, o coelho se tornou uma praga na agricultura da Austrália. Isso ocorreu devido à inserção do animal no país.

Como se reproduz rapidamente e não houve um predador natural, foi controlado somente com a introdução da doença mixomatose, típica de coelhos selvagens brasileiros, que matou 99% dos animais no país.

7. Guerra contra os coelhos

Também em razão da rápida reprodução, a população da ilha de Minorca consideraram os coelhos perigosos. Logo, pediram ao imperador Augusto, no século 5, para enviar seu exército para exterminar os animais.

8. Signo de paz

Na astrologia chinesa, o coelho é um dos 12 signos, sendo associado à sociabilidade, proteção e sentimentalismo.

9. Não são roedores

Os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos. Portanto, não são classificados como roedores, mas, caso tenha um, é uma boa ideia tomar cuidado com seus móveis.

10. Playboy no mundo animal

O coelho se tornou a mascote da revista e empresa Playboy por ser um animal sofisticado, segundo o fundador Hugh Hefner.

11. Coelho de Hefner

Hugh Hefner
Hugh Hefner

O dono da Playboy financiou pesquisas que identificaram uma subespécie de coelho no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Em sua homenagem, o coelho recebeu o nome de Sylvilagus palustris hefneri.

12. Terra dos coelhos

Quando os fenícios chegaram à Europa, depararam-se com uma quantidade grande de animais chamados de span, logo, deram o nome de Sphania à terra. Posteriormente, descobriu-se que esta seria a origem do termo Espanha, e que os animais eram coelhos.

13. Vida em casa

A expectativa de vida do coelho selvagem é de quatro a cinco anos, já em ambiente doméstico pode ir de oito a dez anos.

14. Coelhos botam ovos?

O coelho é símbolo de fertilidade, assim como os ovos. Por essa razão, são associados à Páscoa e à primavera, mas coelhos são mamíferos e não botam ovos.

15. Dentes de coelho

Os dentes dessa espécie não param de crescer. Por isso, estão sempre roendo ou mordendo algo duro, a fim de controlar o crescimento, assim como humanos cortam as unhas.

16. Visão 360º

Coelho

Como os olhos estão nas laterais da cabeça, os coelhos conseguem ter uma visão quase completa a sua volta. Da mesma maneira, não conseguem ver bem em frente do nariz, por isso, os bigodes utilizados como sensores.

17. Ligeiro

Em situações de perigo, o coelho é capaz de correr a mais de 50 km por hora e saltar mais de um metro de altura.

18. Uma grande família

A gestação de um coelho dura em média 30 dias, tendo cerca de oito filhotes. Assim, conseguem ter até cinco gestações por ano, totalizando em 40 filhotinhos em média.

19. Banho natural

Os coelhos fazem autolimpeza e, em geral, não precisam tomar banho. Porém, podem acumular sujeiras, como lama e comida, resultando na necessidade de um banho.

20. Reciclagem

A espécie fofinha pode comer as próprias fezes. Isso não é prejudicial uma vez que possuem uma substância chamada cecotrofos, que é nutritiva e saudável.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More