UFSCAR lança plataforma de cursos online gratuitos em diversas áreas

Portal de Cursos Abertos disponibiliza os cursos nas áreas de Educação à Distância, Design e Ensino Híbrido com direito à certificação.

0

Aprimoramento profissional, busca por novas oportunidades de trabalho ou horas extracurriculares. A procura por cursos online grátis vem por diferentes razões e é complementada pela facilidade proporcionada pelo ensino à distância, possibilitando o acesso às aulas nos horários e locais desejados pelo estudante.

Seguindo a tendência dos avanços tecnológicos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) lançou o Portal de Cursos Abertos, o PoCA. Atualmente, o programa disponibiliza cursos nas áreas de Educação à Distância, Design e Ensino Híbrido. A carga horária dos cursos varia de duas a dez horas com certificação de extensão pela UFSCAR.

Gratuitos, os cursos oferecem as seguintes opções aos interessados:

  • Ensino Híbrido na educação superior
  • Processos avaliativos no ensino superior
  • Desenvolvimento de apresentações com slides
  • O sucesso acadêmico do estudante de EaD: autorregulação da aprendizagem em foco
  • Aplicação dos princípios básicos de diagramação, uso de cores e tipografia em projetos gráficos

O lançamento do portal ainda é recente – o site foi disponibilizado em julho – portanto, ainda não conta com tutores para monitoria dos cursos. No entanto, as dúvidas podem ser solucionadas através do fórum online. As inscrições devem ser feitas pelo próprio PoCA após a criação de uma conta de usuário.

Propostas do Portal de Cursos Abertos

O objetivo do Portal de Cursos Abertos da UFSCAR é oferecer formação e atualização nas diversas áreas do conhecimento. As opções podem ser acessadas por diversas pessoas desde que elas tenham acesso à internet. Inseridos na modalidade de ensino à distância, os cursos podem ser realizados por alunos de todo o Brasil.

Caso o estudante ou monitor tenha interesse em propor um curso pela plataforma, essa possibilidade é disponibilizada para quem fizer parte da comunidade acadêmica da instituição ou outra IES como docente ou técnico administrativo. A proposição deve ser enviada pelo portal mediante o suporte da secretaria acadêmica pelo e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.