Dança agora faz parte do currículo do ensino fundamental
Câmara do Rio aprova a lei nº 8.604/2024, tornando a dança parte obrigatória do currículo escolar.
No dia 16 de outubro de 2024, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou uma nova lei que promete transformar o currículo do ensino fundamental da rede pública da cidade.
A lei nº 8.604/2024 estabelece que as escolas municipais deverão incorporar a dança como parte obrigatória do currículo, ao lado de outras artes como teatro, música e artes visuais.
A medida reflete uma abordagem mais ampla e cultural na educação, destacando o papel das expressões artísticas no desenvolvimento dos alunos.
Dança como componente curricular
A inclusão da dança no currículo escolar representa um marco para a educação carioca. Proposta pelo vereador Zico (PSD), a lei segue as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que incentiva a integração de linguagens artísticas na formação educacional.
A dança, assim como outras artes, não é apenas uma disciplina prática, mas também uma ferramenta de desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Ao promover a dança como uma disciplina, a lei visa expandir as possibilidades de aprendizado dos alunos, conectando-os com ritmos, estilos e formas de expressão.
O vereador Zico destaca:
“A dança é uma forma de expressão corporal. Por meio de coreografias, os alunos aprendem a interpretar gestos e conhecer diferentes ritmos.”
Ele ressalta ainda a importância de apresentar diferentes estilos e incentivar a criação coreográfica própria dos alunos.
Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprova a lei nº 8.604/2024 que estabelece que as escolas municipais deverão incorporar a dança como parte obrigatória do currículo – Imagem: Reprodução
Impacto cultural e social
O Rio de Janeiro, conhecido por suas manifestações culturais ricas e diversificadas, como o samba e o funk, tem agora a chance de integrar essas tradições ao ambiente escolar.
Especialistas apontam que, em uma cidade com forte presença cultural, a inserção da dança no currículo pode resgatar e valorizar essas raízes, ao mesmo tempo em que amplia o repertório artístico dos estudantes.
Além de fortalecer a identidade cultural da cidade, a nova lei tem o potencial de estimular habilidades motoras, cognitivas e sociais.
Estudos indicam que o envolvimento com atividades artísticas como a dança pode melhorar a concentração, a disciplina e a capacidade de trabalhar em equipe, competências essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
Implementação e desafios
Embora a lei já tenha sido promulgada, sua aplicação prática ainda requer tempo e planejamento. A previsão é que a implementação ocorra apenas 360 dias após a promulgação, para que o Poder Executivo tenha tempo de adequar as estruturas necessárias.
Entre os desafios, destacam-se a formação de professores capacitados, ajustes na carga horária e a infraestrutura adequada para a realização das atividades.
A capacitação dos professores é um dos pontos importantes para o sucesso da medida. Serão necessários educadores especializados em dança, capazes de ensinar não apenas coreografias, mas também a história e a teoria por trás dessa linguagem artística.
Além disso, as escolas precisarão adaptar seus espaços físicos para que as aulas possam ocorrer de forma segura e eficiente.
*Com informações de Agência UVA, G1 e O Dia.
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