Deep Web – Significado, Riscos, Conteúdo e Origem

A deep web é a internet que não é 'visível' e nasceu com objetivo de oferecer um fórum anônimo de liberdade de expressão para pessoas.

Os termos deep web e dark web têm recebido muitas manchetes nos últimos anos. A deep web e dark web não são a mesma coisa. A dark web ocupa apenas uma fração da deep web.

Esse lado oculto da internet poder ser definido como qualquer lugar que você procura conteúdo sem um URL permanente. A dark web, por outro lado, é outro caso, já que é invisível para os mecanismos de busca que usamos, então você provavelmente não vai acabar lá por acaso.

Apesar da reputação pública, a deep web não é de todo ruim. Por exemplo, jornalistas dissidentes na China, no Irã ou em estados totalitários utilizam essa rede para revelar ao mundo a verdadeira situação destes países.

Deep Web

Cerca de 90% do conteúdo on-line é bloqueado da visão do Google porque requer autenticação para acesso. Em outras palavras, ele precisa de um nome de usuário e senha.

Os exemplos incluem uma conta bancária, e-mail, mensagens diretas no Twitter ou fotos enviadas para o Facebook e marcadas como particulares. Os mecanismos de pesquisa não podem alcançar essas coisas e uma simples pesquisa no Google não exibirá esses dados.

Para entender o que separa a Deep Web da Web tradicional, você precisa entender como os mecanismos de pesquisa, como o Google, descobrem páginas da Web através de três etapas: rastreamento, indexação e veiculação.

Rastreamento

Como não há um banco de dados central de todos os sites, um mecanismo de pesquisa procura constantemente novas páginas da Web para adicioná-las à lista por meio de um processo chamado rastreamento.

Quando o Googlebot, que é a parte do algoritmo que faz o trabalho pesado, encontra uma nova página da Web, ele salva as informações em um índice. É aí que o Google busca resultados para exibir quando alguém digita um termo de pesquisa e clica em “Pesquisar”.

Indexação

Quando uma página é encontrada, o Google decide sobre a indexação. Este processo inclui estudar e categorizar o conteúdo, imagens e vídeo incorporados na página da web. O objetivo é adivinhar o tópico pretendido, de modo que uma pesquisa sobre como tricotar um suéter não caia em páginas da Web sobre como fazer um feijão tropeiro.

Após a indexação, uma página chega ao índice do Google, que é um enorme banco de dados armazenado em uma enorme rede de computadores.

Veiculação

Os mecanismos de pesquisa recuperam e apresentam as informações mais relevantes de seu banco de dados em resposta a uma consulta do usuário. Isso é feito usando um algoritmo para avaliar elementos na página.

A indústria de otimização de mecanismos de busca cresceu em torno de gurus tentando adivinhar como o Google prioriza fatores a serem avaliados. Depois que o rastreamento, a indexação e a veiculação estiverem concluídos, uma página da Web se unirá à pequena porcentagem da Internet que a maioria de nós conhece.

Objetivo da Deep Web

O objetivo da deep web era oferecer um fórum anônimo de liberdade de expressão para pessoas em países que sofrem com a opressão, a censura e a intimidação. O anonimato é alcançado roteando e redirecionando a atividade on-line por meio de uma série de endereços IP geograficamente dispersos até que seja praticamente impossível dizer de onde o tráfego se originou.

Origem

A ideia surgiu dos matemáticos do Laboratório de Pesquisa Naval (NRL) dos EUA. Eles o chamaram de Onion Routing Project. Concebido para encobrir a inteligência dos EUA, o NRL liberou o método para o domínio público em 1997, onde ficou conhecido como Tor. Por isso que para acessar a deep web se requer o navegador Tor ou similar.

Os termos “Tor” e “torrenting” às vezes causam confusão para aqueles que encontram a web escura pela primeira vez. Como mencionado, Tor é uma rede de roteamento centralizada e criptografada criada para manter os usuários anônimos. Bittorrenting, ou torrenting, é um protocolo de compartilhamento de arquivos descentralizados e não criptografados que tem pouco a ver com segurança.

Perigos da deep web

Não demorou muito para que a deep web descesse para um território mais sombrio a partir do elevado ideal de liberdade através do anonimato. O sigilo oferecido pelo Tor se aplica àqueles com finalidades legítimas, assim como criminosos. Um estudo estimou que mais da metade sites da Tor estavam envolvidos em atividades ilegais.

Embora não seja ilegal visitar a web profunda, você deve estar ciente de que os governos de todo o mundo se interessaram por aqueles que usam o Tor ou até mesmo uma VPN. Em 2016, a Suprema Corte dos EUA aprovou uma regra que permite que os juízes federais emitam mandados de busca e apreensão em qualquer computador com uma conexão ativa de software de anonimato.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.