Dentre os 20 países que mais têm fé em Deus, posição do Brasil surpreende
África do Sul é um dos países mais religiosos, com 89% da população acreditando em uma força superior. Pesquisa é da Global Religion.
Uma pesquisa divulgada pela Global Religion, realizada pelo instituto Ipsos em 2023, destacou o Brasil como líder mundial na crença em Deus. O estudo visou identificar os países onde a fé em uma entidade divina é mais expressiva.
Além do Brasil, a África do Sul compartilha a mesma posição, com 89% de sua população afirmando acreditar em Deus. A Colômbia segue apresentando um índice de 86%, completando o top 3 do ranking.
O alto índice de crença em Deus está profundamente enraizado na presença do cristianismo, principal religião nos três países, resultado da colonização europeia histórica: portuguesa no Brasil, holandesa na África do Sul e espanhola na Colômbia.
Religião judaico-cristã é muito popular no mundo todo – Imagem: reprodução
Brasil: uma nação de fé
No Brasil, a fé não é apenas um sentimento interno, mas também se manifesta por meio de uma vasta rede de estabelecimentos religiosos.
De acordo com dados do Censo 2022, existem mais igrejas, templos e terreiros do que hospitais e escolas no país. Para cada 100 mil habitantes, há cerca de 286 igrejas, um reflexo da intensa religiosidade brasileira.
Contudo, nem todas as crenças sempre tiveram a liberdade para se expressar; práticas como magia e espiritismo enfrentaram restrições legais até 1985.
Lista dos países mais crentes
A pesquisa da Global Religion revelou os 20 países onde a crença em Deus é mais elevada. A seguir, confira o ranking completo:
-
Brasil – 89%
-
África do Sul – 89%
-
Colômbia – 86%
-
México – 85%
-
Peru – 84%
-
Turquia – 82%
-
Índia – 81%
-
Chile – 76%
-
Argentina – 76%
-
Estados Unidos – 72%
-
Singapura – 67%
-
Polônia – 64%
-
Canadá – 60%
-
Itália – 60%
-
Austrália – 57%
-
Tailândia – 50%
-
Hungria – 46%
-
Alemanha – 45%
-
Espanha – 44%
-
França – 44%
A América Latina se destaca neste ranking, com países como Brasil e Colômbia ocupando lugares de destaque. Mas a crença em Deus se mostra como um fenômeno global, com variações significativas entre as nações.
Tal estudo não só proporciona uma análise da religiosidade mundial, mas também oferece insights sobre a influência cultural e histórica na formação das crenças das populações ao redor do globo.
Comentários estão fechados.