Depois da Terra, ESTE é o planeta mais pesquisado no Google
A constatação foi feita com base em dados do Google Trends, ferramenta que rastreia a atividade dos usuários no buscador.
Recentemente a emissora CNN divulgou os resultados de um levantamento interno para descobrir o planeta preferido dos internautas. A busca foi feita no Google Trends.
Para a surpresa de poucas pessoas, a pesquisa apontou Marte como o planeta mais investigado no buscador do Google depois da Terra.
Marte é seguido por Vênus, Júpiter, Saturno, Mercúrio, Netuno e Urano no ranking de volume de buscas nos últimos 12 meses.
Segundo a CNN, os gráficos que representam o padrão de buscas mostram o planeta vermelho como ponto de interesse mais constante dos usuários, apesar de picos de buscas por outros planetas do Sistema Solar.
O ranking mostra o Brasil como o 59º país que mais buscou por Marte em 2023. O top cinco é composto por Geórgia, Cazaquistão, Rússia, Estados Unidos e Canadá.
(Imagem: divulgação)
O que tornou Marte tão popular?
Desde de que se iniciou a era de investimentos na exploração espacial, em meados do século passado, o planeta Marte tornou-se uma grande estrela.
Atualmente, existem vários esforços em andamento que visam estabelecer colônias humanas em Marte, além do envio de diversas sondas para explorar o planeta.
A semelhança entre Terra e Marte também é outro fator importante. Num olhar mais atento, até parece que o planeta vermelho é uma espécie de “Terra do futuro”, que perdeu seus oceanos e florestas.
Como exemplo dessa influência da astronomia, a frase-chave “mensagem de Marte” tem sido uma das campeãs na busca orgânica. O termo pode remeter a programas da NASA em torno do planeta e também a um link disponibilizado para quem quiser enviar mensagens a veículos que estão neste momento em Marte.
Por fim, também vale citar os fatores astrologia e mitologia, que sempre estiveram presentes no imaginário popular. O nome Marte, inclusive, foi cunhado pelos romanos, que chamavam seu deus da Guerra assim.
Na astrologia, o planeta tem grande importância nos alinhamentos que geram previsões, o que o deixa ainda mais no centro das atenções do público em geral.
* Com informações da CNN
Comentários estão fechados.