Depois de causarem PÂNICO em Paris, percevejos 'invadem' Lisboa e Londres; saiba mais

As redes sociais estão infestadas (com o perdão do trocadilho) de relatos sobre o aparecimento desses insetos no transporte público, camas e até na rua de algumas das principais cidades da Europa.

Nos últimos dias, percevejos têm tomado as redes sociais com vídeos e fotos que viralizaram no TikTok, mostrando os insetos no metrô de Londres. Ainda seguindo na mesma linha de postagens, os percevejos já tinham virado notícia na França, com mais fotos e vídeos.

Até mesmo brasileiros sofrem com o problema. A carioca e estudante de História da Arte na Sorbonne, Anara Junge, tinha acabado de se mudar para um pequeno apartamento no bairro de République, em Paris, quando viu seus objetos infestados pelos insetos.

Além de Londres e Paris, o problema é relatado por moradores de Lisboa. O percevejo asiático, ou Halyomorpha halys, chegou através da importação de máquinas agrícolas vindas de Itália, onde a praga invasora tem provocado bastante prejuízos.

Como estão lidando com a infestação

Em Londres, o prefeito Autarca Sadiq Khan tem tranquilizado os britânicos. Ele garante que medidas de contensão aos percevejos já estavam sendo tomadas, visando o controle de qualquer potencial infestação dos indesejados insetos. Também fez questão de acentuar que o Transport of London (TfL) possui um dos melhores regimes de limpeza da capital britânica.

Quanto a Paris, as imagens que circularam com força nas redes fizeram com que muitos franceses evitassem os transportes públicos. Além disso, os moradores pediram avisos sobre os percevejos que estavam chegando até muitos alojamentos do Airbnb.

Ainda assim, o ministro da Saúde francês, Aurélien Rousseau, garante que não há razão para pânico quanto ao início de uma infestação. Durante entrevista, ele disse que “a França não foi invadida” pelos percevejos, mas reconhece que o problema existe e deve-se ter atenção ao fato.

Já em Lisboa, o percevejo asiático é o problema. Diferentemente da espécie que tem aparecido em Paris e Londres, este não prejudica diretamente os humanos, devido eles se alimentarem de plantas, ao contrário dos percevejos-de-cama, que picam humanos.

Percevejos-de-cama

(Imagem: reprodução)

Os percevejos-de-cama são encontrados em locais próximos de seu hospedeiro, que são o homem, o cão, o gato e até mesmo algumas espécies de aves.

Podem surgir em residências, hotéis, cinemas, teatros e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrôs. Cruzeiros marítimos e aviões também podem ser infestados.

Trata-se de insetos sem asas, de corpo achatado, coloração marrom avermelhada, do tamanho de uma semente de maçã. Eles têm o hábito de ficarem agrupados e suas picadas coçam bastante. Dessa forma, é fácil reconhecê-lo.

O que fazer diante de uma infestação de percevejos?

Numa situação como essa, tome as seguintes medidas:

  • Chame um controlador de pragas com experiência no controle de percevejos-de-cama;

  • Passe o aspirador de pó em todas as frestas da cama, estrado, colchão, travesseiros ou qualquer outra superfície onde foram observados os insetos;

  • Lave a roupa de cama e coloque em uma secadora de roupas. Se não tiver uma secadora, deixe-as ao sol.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.