Depois de uma privamera ESCALDANTE, verão pode ser ainda mais quente?
Com uma das ondas de calor mais intensas da história, a primavera atingiu temperaturas recordes. Mas e o verão? Confira como será!
A primavera deste ano está sendo considerada uma mais quentes da história do Brasil. Ao todo, quatro ondas de calor já atingiram o país, aumentando as expectativas para um verão ainda mais quente. A previsão é de que o El Niño atinja o ápice entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
Veja também: ALERTA! Onda de calor mortal pode atingir o Brasil em breve, diz pesquisa
Além de aumentar as temperaturas no verão 23/24, o fenômeno climático irá mudar também a distribuição das chuvas no Brasil. Na região Sul, os precipitados ficarão acima da média, enquanto as chuvas irão diminuir na região Norte e no Nordeste. Já no Sudeste e no Centro-Oeste, a distribuição dos precipitados serão alterados.
Em relação às temperaturas, a previsão é de que elas fiquem acima do normal em quase todo o Brasil, com picos de calor intenso em áreas localizadas. Assim, o país terá um calor acima do normal, porém com menos probabilidade de ondas de calor intensas e longas como as ocorridas em novembro e setembro.
Quais serão as temperaturas na primavera e no verão?
A primavera no Brasil, com ou sem influência do El Niño, conta com a ocorrência de picos de calor, visto o aquecimento solar sobre o Hemisfério Sul durante essa estação do ano. Além disso, as altas temperaturas ainda ocorrem, visto que não se formaram as grandes e persistentes áreas de chuva, características do verão.
Dessa forma, outubro e novembro costumam ter dias com poucas nuvens e muito sol, com ventos quentes e altas temperaturas. Esses são os meses naturalmente mais quentes, visto que há mais tempo de sol durante o dia. Em dezembro e janeiro, o Brasil fica mais próximo do solstício de verão, recebendo a maior luz solar do ano, causando dias e madrugadas quentes.
Contudo, as chuvas de verão acontecem no início da tarde, podendo se prolongar até a noite. Com isso, o clima fica mais ameno nas regiões chuvosas. A nebulosidade nos dias de verão também é maior do que na primavera, o que dificulta que temperaturas máximas sejam registradas.
Comentários estão fechados.