Saiba se algum dinheiro está sendo descontado do seu benefício do INSS

Entenda por qual motivo algumas pessoas receberão menos dinheiro no mês de março.

Quando o assunto é nosso dinheiro, devemos estar atentos para que não descontem algum valor de maneira errônea da nossa conta. Saiba agora como conferir se algum dinheiro está sendo descontado do seu benefício do INSS e como proceder neste caso.

Leia mais: Saiba como e quando você pode solicitar a Pensão por Morte

Descontos indevidos na conta do INSS

Esse é um recado de alerta para todos os pensionistas e aposentados cadastrados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): aprendam a verificar sempre se está sendo abatido algum valor dos seus benefícios. Isso porque diversos beneficiários afirmam que já tiveram descontos indevidos nas suas contas.

Geralmente, os erros de descontos na folha de pagamento do beneficiário ocorrem quando estão relacionados com empréstimos de instituições financeiras. Por mais que haja autorização para o desconto de algum valor da conta desses beneficiários, a confusão se dá quando eles são feitos sem a autorização prévia ou ocorrem diversas vezes, sem motivo aparente.

Em algumas situações, os descontos ocorrem de maneira errônea, com valores maiores do que foi combinado na contratação do empréstimo, e em outros casos ocorrem fraudes, nas quais não existe o consentimento do beneficiário. Outra possibilidade é terem enganado esses beneficiários com taxas de valores ilusórias.

Como saber se os descontos estão certos?

O primeiro passo para saber se os descontos na sua folha de pagamento do INSS estão certos é prestar bastante atenção. Sempre analise de maneira cuidadosa todo o extrato da sua conta.

Outra dica muito importante é: duvide de ofertas que parecem muito boas, pois provavelmente existe alguma pegadinha que levará a uma possível fraude. Assim, não forneça seus dados a desconhecidos pela internet ou celular.

O que fazer caso caia em um golpe?

O primeiro passo, caso você perceba que está sofrendo o desconto de algum valor que você não autorizou na sua conta, é entrar em contato com sua instituição financeira ou com o banco que liberou esse possível empréstimo. Solicite que o mesmo seja cancelado e que você seja ressarcido do valor descontado, por se tratar de uma fraude.

Em seguida, vá até uma delegacia da Polícia Civil e registre uma ocorrência do caso. Logo depois, tente entrar em contato com o INSS, o Procon e com a Ouvidoria da Previdência Social para informar sobre a fraude.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.