Descubra a cidade líder em transporte público no ranking global

A lista foi criada a partir de uma pesquisa de mobilidade urbana que tratou dados das maiores cidades do mundo.

O transporte público é um dos principais desafios para os governantes de grandes cidades mundo afora. No Brasil, essa questão gera problemas desde sempre.

Contudo, já existem algumas cidades espalhadas pelo globo que podem se arrogar de serem exemplos de administração pública no que se relaciona ao transporte de passageiros pelo seu perímetro urbano.

De olho nisso, o Fórum Oliver Wyman, em conjunto com a Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, criou o Índice Urban Mobility Readiness Index, um periódico que traz diversas informações sobre a qualidade do transporte público em 65 grandes cidades do mundo.

Na sua quinta edição, o ranking destacou uma cidade europeia famosa como sendo, atualmente, detentora dos melhores padrões de mobilidade urbana do planeta. Saiba que cidade é essa!

A melhor cidade do mundo no quesito transporte público

De acordo com o Fórum Oliver Wyman e a Universidade de Berkeley, os cinco melhores sistemas de transporte público do planeta estão em:

  • Helsinque (Finlândia);

  • Amsterdã (Holanda);

  • Estocolmo (Suécia);

  • São Francisco (Estados Unidos);

  • Munique (Alemanha).

Em especial, a campeã Helsinque se destaca por investir em um sistema híbrido de rodovias e ciclovias que cobrem praticamente todo o seu território. Com isso, o trânsito ficou mais organizado, o que gera melhor fluxo de ônibus, vans e outros veículos usados no transporte público.

Ademais, o trânsito “perfeito” da capital finlandesa estimula o uso de bicicletas e outros veículos movidos a tração humana. Até certo ponto, isso é positivo do ponto de vista ambiental.

As outras cidades do ranking também apresentam indicadores interessantes, como linhas de transporte sobre trilhos abundantes e bem organizadas, corredores para ônibus e outras facilidades.

O Urban Mobility Readiness Index também destaca Hong Kong como a campeã mundial do Subíndice de Transporte Público, devido aos altos investimentos em mobilidade urbana feitos na cidade-estado ao longo das últimas décadas.

Nas considerações do relatório, os pesquisadores responsáveis ressaltam que os exemplos das cidades citadas devem ser seguidos por outras metrópoles ao redor do mundo, inclusive as brasileiras, que têm um transporte público deficiente desde sempre.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.