Descubra as 4 raças de cachorro mais antigas do mundo e suas fascinantes origens

Saber sobre essas linhagens animais também é uma forma de entender a história da humanidade. Veja!

Os cães são os grandes companheiros dos humanos e essa sintonia já dura milênios. Inclusive, esses animais têm uma linhagem que apresenta indícios dessa parceria leal e fiel desde o período do homem das cavernas.

Muitas pesquisas se dedicam a descobrir mais informações sobre as raças caninas, determinando até qual é a raça de cachorro mais antiga do mundo.

Mesmo por meio de registros históricos, é muito difícil estabelecer as primeiras raças caninas. Mas diversas pesquisas já indicam que os ancestrais caninos foram os primeiros animais domesticados pelos humanos.

Algumas evidências arqueológicas apontam que os cachorros já convivem conosco há milênios, e o principal motivo para essa conexão foi uma questão de sobrevivência.

Desde então, a linhagem dos cachorros foi definida por uma série de cruzamentos e evoluções das raças. No entanto, algumas delas existem até hoje e são alguns dos pets em muitas casas pelo mundo.

Confira aqui um pouco mais sobre as quatro raças caninas mais antigas do mundo!

4 raças de cachorros mais antigas do mundo

Tais espécies de cachorro passaram por diferentes adaptações em distintas regiões do planeta. Por isso, apesar de ser difícil determinar a raça mais antiga, podemos elencar algumas que marcaram muitos séculos de companheirismo e sobrevivência.

1. Basenji

O Basenji tem suas origens na África Central, a sua imagem foi gravada em várias pinturas rupestres em épocas remotas. Os registros sugerem que ele era usado para caçar pequenos animais.

Conta-se ainda que esse cão tem um hábito curioso de permanecer em estado de vigia e que ele é conhecido por não latir, mas rosnar e emitir outros sons quando quer atenção.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

2. Saluki

Outra raça considerada a mais antiga é o Saluki, que está presente nos registros egípcios. Sua elegância e habilidades de caça fez com que ele se tornasse um animal de grande estima ao longo da história, mas ele também é considerado um cão de companhia.

(Imagem: Unsplash/Reprodução)

3. Chow-Chow

Originário da China Antiga, o Chow-Chow é um cachorro magnífico com uma longa linhagem no mundo. Desde 200 a.C., a raça já exercia diferentes funções, como puxar os trenós e ser cães de guarda.

(Imagem: Unsplash/Reprodução)

4. Husky Siberiano

Uma raça famosa e muito antiga é o Husky Siberiano que já existia no século XVII. Tais cachorros têm suas origens na Sibéria, Rússia. Desde o princípio, eles eram companheiros dos povos indígenas e auxiliavam nas tarefas e na proteção dos tutores.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

você pode gostar também

Comentários estão fechados.