Jardim minimalista: 6 dicas simples e sofisticadas para um ambiente relaxante

Transforme seu jardim em um oásis de serenidade e paz com nosso guia minimalista de seis dicas essenciais para um ambiente zen.

O minimalismo se tornou uma tendência da nova era, seja no vestuário ou na decoração, as pessoas estão preferindo cores neutras e ambientes harmonizados.

Por isso, pensar em um jardim minimalista é a melhor opção para quem quer combinar técnicas de design e ambientes planejados com serenidade e estética agradável.

Se você pretende criar um cantinho acolhedor ou um espaço ao ar livre que inspire calma e relaxamento, um jardim minimalista pode ser a escolha certa!

Essa ideia inspiradora combina com espaços pequenos da casa ou com o seu desejo de ter um ambiente criado apenas com os elementos mais essenciais. Para tal, organizamos este guia com seis dicas que vão ajudá-lo a criar o seu próprio jardim minimalista.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

6 dicas para criar um jardim minimalista incrível

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo é pensar qual é o local que você tem disponível para o jardim minimalista. Observe a presença do sol e reflita sobre como a natureza pode compor esse espaço.

Depois, selecione as referências de decoração mais inspiradoras, buscando sempre o equilíbrio entre as plantas, o bem-estar e o seu orçamento.

2. Escolha bem as plantas

Em seguida, o ideal é se dedicar às plantas que podem ser as melhores alternativas para o minimalismo. Opte por folhagens simples, pequenos arbustos e grama ornamental.

Da mesma forma, evite plantas volumosas ou muito coloridas, pois elas vão sair da proposta do jardim minimalista e relaxante.

3. Prefira cores neutras

O fato de não escolher plantas coloridas também se aplica aos outros elementos adicionados. Cores mais neutras trazem o equilíbrio necessário para o relaxamento e até para atividades de meditação ou trabalhos que exigem mais concentração.

4. Respeite o equilíbrio do espaço

O seu jardim minimalista precisa combinar plantas, móveis, iluminação e quaisquer outros elementos. Por isso, preste atenção aos detalhes que apaguem os outros. Equilíbrio é um dos pilares fundamentais de planejamento.

5. Combine contraste e espaço negativo

O espaço negativo é um termo do design que envolve deixar algumas áreas vazias para aumentar o contraste com os outros componentes do local.

Selecione as que obrigatoriamente não terão nenhuma planta ou decoração, assim, você terá a combinação perfeita do jardim minimalista.

6. Evite sobrecarga de elementos

A ideia do equilíbrio também se aplica ao fato de não adicionar muitas plantas, estatuas, móveis e cores ao ambiente. Esse hábito pode sobrecarregar as energias, removendo o seu foco da ideia de relaxamento e descanso.

No geral, planejar o jardim minimalista é adotar uma proposta de simplicidade, seja em uma área pequena ou em um grande jardim. O minimalismo nesse ambiente da casa é criado para ser o seu espaço de calma, beleza e serenidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.