Descubra como evitar golpes e usar o iFood de forma segura

Os principais golpes relatados na plataforma são o roubo de pedidos, falsas promoções, invasão de contas e cobranças adulteradas.

O aplicativo de delivery iFood tem sido uma ferramenta chave para aplicar diversos tipos de golpes. A cada dia que passa, os relatos de usuários lesados de alguma forma aumentam, e apesar da plataforma promover ações para evitar golpes e melhorar a segurança, algumas medidas são necessárias e essenciais por parte do consumidor. Os principais golpes relatados na plataforma são o roubo de pedidos, falsas promoções, invasão de contas e cobranças adulteradas.

Confira algumas dicas para se proteger dos golpes mais famosos aplicados no iFood.

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Dica 1: não informe seu telefone a entregadores

Um dos golpes mais aplicados com a plataforma de delivery é o roubo de pedidos. Nesse esquema, o usuário realiza uma encomenda, mas não a recebe, apesar do iFood confirmar a entrega do pedido no sistema.

Isso acontece quando o golpista entra em contato com o cliente através do 0800 para supostamente saber mais informações sobre a entrega, como ponto de referências, explicações etc. Mas, na verdade, o objetivo é coletar os 4 últimos dígitos do telefone do usuário, que é a senha de confirmação de entrega do pedido. Portanto, nunca repasse seu telefone ou envie sua localização.

Dica 2: desconfie de promoções “imperdíveis”

Outro golpe comum é o de falsas promoções ou solicitação de suporte. Nesse caso, os criminosos enviam uma mensagem privada em uma rede social idêntica à oficial, anunciando uma oportunidade de cupom de desconto ou identificação de um problema.

O objetivo é coletar dados que dão acesso aos perfis dos usuários, onde o golpista usufrui de benefícios como o iFood Card, saldo na carteira digital do app e cupons, além de realizar pedidos com cartões cadastrados e até validar cartões clonados para efetuar compras.

Tenha em mente que o iFood não solicita a confirmação de dados por redes sociais. Esteja atento ao selo de verificação das páginas e dos canais de comunicação e nunca repasse dados de e-mail e senha para liberar promoções.

Dica 3: não aceite taxas extras

Nesse esquema, o golpista informa ao cliente que deverá pagar algum tipo de taxa extra devido a algum contratempo. Lembre-se que todo o valor do serviço, deste o produto até a taxa de entrega, é informado através da plataforma antes da realização do pedido. Nenhuma taxa extra deve ser aceita, e neste caso, entre em contato com o estabelecimento ou com o suporte do iFood.

Dica 4: fique atento na hora do pagamento

Sem dúvida, um dos golpes mais lesantes e refinados que criminosos aplicam com a plataforma ocorre na hora do pagamento com maquininhas de cartão. Normalmente, os golpistas ligam informando que houve um problema com a moto e que outra pessoa realizará a entrega. Nesse sistema, o golpista adultera o visor da máquina para cobrar valores muito acima do pedido sem o cliente saber.

Quando o pedido chegar, exija o comprovante impresso e espere a confirmação da notificação do valor da compra no seu celular. Preste atenção também na quantia inserida pelo entregador na maquininha e não realize o pagamento se o equipamento estiver com o visor quebrado (dificultando a visualização) ou apagado.

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