Descubra porque o frango não deve ser lavado antes do cozimento
Especialistas explicam a razão pela qual você não deve lavar peças de frango antes de prepará-las. Confira!
Em diversos lugares do mundo, boa parte das pessoas têm o costume de lavar o frango cru em água corrente antes de prepará-lo para consumo. No entanto, embora isso pareça ser inofensivo, ou até mesmo mais higiênico, essa prática pode ser bastante danosa, afetando até mesmo outros alimentos ou itens da sua cozinha. Confira o artigo na íntegra e entenda porque o frango não deve ser lavado.
Leia mais: Alimentos enganadores: saiba quais os alimentos que podem destruir sua dieta
Por que não lavar o frango?
Na carne crua do frango pode haver a presença da salmonela, uma bactéria conhecida por causar séria infecção estomacal, e a campylobacter, capaz de ocasionar problemas ainda mais graves. Porém, o processo de cozimento do frango sozinho já é o suficiente para eliminar estes dois tipos de micro-organismos do alimento e evitar a contaminação através da ingestão.
Além disso, a ação de lavar o frango em água corrente pode fazer com que as bactérias se espalhem. Assim, os respingos podem alcançar áreas limpas da cozinha e contaminar utensílios utilizados na preparação dos alimentos, além de infectar a pia.
Os testes do estudo
De acordo com uma recente pesquisa, publicada no Journal of Food Protection, cientistas chamaram 300 cozinheiros para preparar uma salada de frango. Os pesquisadores notaram que as saladas dos que haviam lavado o frango tinham o dobro de bactérias do que as saladas daqueles que não lavaram a carne.
Com isso, os estudiosos apontam duas hipóteses para tal fenômeno. A primeira teoria é a de que os cozinheiros não limparam as mãos de forma adequada após lavarem as peças de frango cruas e, em decorrência disso, contaminaram toda a salada. A segunda sugestão é que respingos infectados pousaram nas superfícies e em utensílios que tiveram contato com as folhas da salada.
Os autores do artigo ressaltaram que, além de não lavar o frango antes de prepará-lo, as pessoas devem limpar, de forma correta, as mãos e as superfícies em que o frango teve algum tipo de contato. Além disso, os cientistas ainda indicam usar água quente para higienizar tudo que a peça crua de carne tocou. Já para as mãos, o ideal é água e sabão.
Comentários estão fechados.